segunda-feira, 6 de maio de 2013

ELEIÇÕES 2014: Seis políticos já sinalizam ingressar na disputa pelo Governo Estadual

CORRIDA ELEITORAL: seis políticos já sinalizam ingressar na disputa pelo Governo
A pouco mais de um ano das eleições, seis políticos já sinalizam ingressar na disputa pelo Governo da Paraíba

Mesmo faltando pouco mais de um ano para as eleições estaduais na Paraíba, o leque de possibilidades para a disputa pelo Governo do Estado só faz aumentar. Até agora são seis os nomes que despontam no boca a boca popular, sendo três deles confirmados, -Ricardo Coutinho (PSB), Veneziano Vital (PMDB) e Májor Fábio (MD) -, e três – Cássio Cunha Lima (PSDB), Luciano Agra (sem partido) e Aguinaldo Ribeiro (PP) - apenas cogitados para encarar esse desafio.



Candidato nato à reeleição, Ricardo Coutinho (PSB) até agora é o postulante mais confortável na disputa. Com a máquina na mão, Coutinho, que veio de duas gestões vitoriosas na Capital segue para disputar novamente a chefia do executivo do Estado com bons índices de aceitação.

O prefeito Veneziano Vital (PMDB) é o segundo na preferência popular até agora, já que representa o campo das oposições. O cabeludo, que conseguiu derrotar o grupo Cunha Lima por duas vezes em Campina Grande também tem um histórico de vitórias e bastante ‘munição’ para combater os adversários.

O mais recente confirmado na disputa pelo Governo do Estado é o deputado federal major Fábio. O parlamentar se filiou recentemente ao novo MD com a garantia de que disputaria a cabeça de chapa na sucessão municipal em 2014 e já está em ritmo de pré-campanha. O deputado é tido como um sortudo, que surpreende a cada pleito, sendo tratado como uma ‘grata surpresa’ da política.

No campo das possibilidades, trafegam o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), o ex-prefeito Luciano Agra (sem partido)e o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP).

O tucano é incontestavelmente o maior líder político do Estado e revela vontade de repetir a dobradinha para apoiar o PSB no próximo pleito, no entanto, aguarda a garantia de algumas condições para efetivar ou desfazer a aliança. Essa dúvida de Cássio é a ‘carta na manga’ dos adversários de Ricardo Coutinho, tudo porque se Cássio voltar a apoiar o Mago, a reeleição pode ser garantida até mesmo no primeiro turno das eleições.

O ex-prefeito Luciano Agra, que já demonstrou a intenção de querer disputar o Governo do Estado é o que representa a maior incógnita dessa disputa, visto que, como não se sabe a qual partido ele irá se filiar, também não se sabe que destino ele irá seguir.

Por enquanto esse jogo de incertezas vem valorizando o ‘passe’ de Agra’ pelas siglas de oposição, que o assediam dia após dia.

O vereador Bruno Farias (MD) já cogitou até mesmo uma chapa com Cássio disputando o Governo e Agra a vice. A dupla, quando indagada sobre a possibilidade também parece sentir uma resposta positiva das ruas quanto a essa postulação. O ex-prefeito também é tido como possível vice de Veneziano numa eventual disputa estadual.

Por fim, mas não menos importante, aparece à figura do ministro Aguinaldo Ribeiro (PP). Articulador, perspicaz, cauteloso e acima de tudo correto, o ministro ascendeu de forma surpreendente na política e despertou a inveja de muitos que subestimavam o seu potencial.

Apesar de declarar que é candidato à reeleição a um cargo de deputado federal, Ribeiro teve hoje o nome lançado pelo presidente nacional do PP, Ciro Nogueira (senador do PI), como opção para disputar o Governo do Estado da Paraíba.

Na avaliação do senador do Piauí, Aguinaldo chegou a um patamar de prestígio junto ao Palácio do Planalto que o torna hoje um dos ministros da maior confiança da presidente Dilma.

Nenhum comentário: