quarta-feira, 15 de maio de 2013

CNJ aprova casamento homoafetivo em todos os cartórios do país

 
O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) aprovou, nesta terça-feira (14), uma resolução que obriga os cartórios de todo o país a realizarem casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

De acordo com o texto, o cartório que se recusar a fazer o casamento ou converter união estável de homossexuais em casamento, terá a recusa prevista comunicada ao respectivo juiz corregedor “para as providências cabíveis”.

A proposta, do presidente do conselho, ministro Joaquim Barbosa, foi aprovada por 14 votos a um, no início da sessão.
Segundo o artigo primeiro da resolução: "É vedada às autoridades competentes [no caso, os cartórios] a recusa de habilitação, celebração de casamento civil ou de conversão de união estável em casamento entre pessoas de mesmo sexo. A recusa prevista no artigo 1° implicará a imediata comunicação ao respectivo juiz corregedor para as providências cabíveis".
Maria Cristina Peduzzi foi a única conselheira que votou contra a resolução proposta por Barbosa; para ela, a regra não poderia ser estabelecida pelo CNJ sem uma previsão legal.
A decisão de desta terça-feira (14) do CNJ pode ser questionada ao STF e o assunto deve voltar a ser discutido entre os ministros.

Nenhum comentário: