quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

RIO PIRANHAS: Turismo em Paulista-PB gera renda e empregos, porém o poder público local não ajuda e turistas reclamam




O Rio Piranhas na cidade de Paulista-PB sempre foi um grande potencial para o turismo local, milhares de pessoas de cidades vizinhas e até de outros estados, vêm todos os dias para visitar e curtir as belezas naturais do local, principalmente nos finais e início de ano e no carnaval.

                                                      Casal de turista de Condado-PB
                                                    Casal de turista de São Paulo (esquerda)

Nossa reportagem esteve no local, neste dia 01 de janeiro e constatou in loco o imenso potencial turístico que é o banho de rio da cidade, capaz de gerar dezenas de empregos para população local e deixar uma boa renda extra na cidade. Porém, constamos também, o descaso e o abandono do poder público local para com essa riqueza natural e esse potencial turístico que tem se tornado o maior atrativo do Município, em termos de turismo local.

Durante as 4 horas que estivemos no local, não foi visto nenhum funcionário da prefeitura local, seja da secretaria de turismo e meio ambiente, ou e outra secretaria municipal que pudesse dar algum apoio aos turistas. 

Constatamos também que o maior problema enfrentado pelos turistas que visitam o Rio de Paulista é o trânsito local, para passar de um lado para o outro do rio, existe apenas uma passagem molhada de mão única, como a prefeitura não coloca nenhum funcionários para ajudar a organizar esse trânsito, o que nós constatamos foi muita confusão e os motoristas tendo que se ariscar para dividir pequenos espaços em cima da estreita passagem molhada, como mostra as fotos abaixo.


Outro problema enfrentado pelos visitantes é a falta de banheiros químicos, os turistas têm que fazerem suas necessidades no mato às margens das praias, ou no leito do próprio rio, causando assim enorme poluição ao meio ambiente local, mas a secretaria de meio ambiente e turismo do Município, faz vista grossa em relação ao problema.

Mesmo sem nenhum apoio por parte do Poder Público Municipal, o Rio Piranhas de Paulista tem sido a principal fonte de renda de muitas pessoas da cidade e se tornado a principal área de laser das famílias paulistenses e dos turistas de outras cidades e estados vizinhos, como o Rio Grande do Norte.

Vejam outras imagens do Rio de Paulista neste dia 01 de janeiro:


Da redação com ASCOM

Um comentário:

Jocélio disse...

Gerar emprego e renda esse tipo de turismo, mas e a poluição do rio como é que fica?