quarta-feira, 25 de julho de 2012

Conheça a proposta de governo da cadidata Maria Laurenice do PR de Paulista

Este é o Programa da Coligação Paulista Quer Mudança, referente ao Programa de Governo de Maria Laurenice Pereira de Oliveira 22, para a gestão 2013/2016 da Prefeitura de Paulista – PB.

ESTA MUDANÇA INCLUI VOCÊ!

É com grande satisfação que apresento o Programa de Governo de Maria Laurenice Pereira de Oliveira para Paulista – PB. Quem conhece Laurenice, como eu conheço, a sua atuação enquanto vereadora sabe da sua competência e não duvida que a sua candidatura seja a única que representa o caminho da mudança para a nossa querida Paulista. Tenho convicção que ela fará da cidade que escolhi para viver e criar os meus filhos uma cidade mais fraterna, acolhedora, justa e de oportunidades para todos, uma Paulista de inclusão social e mais democrática.
As propostas de Laurenice estão presentes neste Programa de Governo, elaborado a partir de uma série de debates com as forças políticas representadas pela coligação que a apoia e a sociedade civil, unidos ao conhecimento que a candidata detém da realidade e das necessidades do município. Laurenice deu mostras de sua capacidade e preparo quando por dois mandatos consecutivos na Câmara Municipal e por dois anos a frente da Presidência da Câmara.
Não tenho dúvida que a eleição de Laurenice vai significar uma nova era para o nosso município. Os projetos sociais e de desenvolvimento do governo federal finalmente serão implementados em Paulista – PB como de fato devem ser, levando benefícios a uma parcela da população que é ignorada pelo atual governo municipal.
É esse o grande sentido da candidatura de Laurenice a prefeita do município de Paulista, assegurar qualidade de vida à sua população, com a população participando o município poderá crescer, distribuindo renda, promovendo a justiça social e contribuir com o desenvolvimento cultural e econômico do município.
Maria de Fátima Silva Oliveira Fernandes.

EDITORIAL

Uma visão inovadora de gestão pública para garantir mais qualidade de vida à nossa população é o que pretendemos implantar em nossa cidade. E é isso que apresentamos a você nas próximas páginas. Você vai conhecer agora o nosso Programa de Governo, que na realidade não é um elenco de promessas, mas sim um compromisso que assumo com cada morador da nossa querida Paulista – PB.
Nossas propostas estão abertas às contribuições da sociedade, isso porque queremos apresentar um Programa de Governo que atenda, de fato, à expectativa da população. Essas propostas refletem nosso vínculo com a história da cidade e nosso compromisso com a maioria da população, para garantir que todos tenham uma boa qualidade de vida. Elas refletem o nosso objetivo de aproveitar o nosso potencial hidráulico e potencializar o crescimento econômico, estimulando a vinda de novos empreendimentos, gerando mais emprego e renda, contribuindo para o desenvolvimento humano e social.
Faremos um governo que, sem discriminar ninguém, terá sempre em foco quem mais precisa da ação efetiva do poder público que é a população mais sofrida e mais carente.
Queremos uma cidade onde todos possam participar das decisões sobre os investimentos públicos e fiscalizar os serviços prestados pela Prefeitura. Uma cidade onde esses serviços sejam suficientes e eficientes, geridos de forma moderna e transparente. Vamos trabalhar para construção de uma cidade mais agradável, justa e com inclusão social, pois ela é nosso núcleo mais forte, depois da família. É na cidade que as pessoas nascem, moram, estudam, trabalham e se divertem. Nela, tudo o que o poder público faz afeta mais diretamente nossas vidas.
Daí a responsabilidade do governante, que deve gerir o município de forma planejada e articulada com a sociedade civil organizada, estabelecendo parcerias com diferentes atores da comunidade e com os governos estadual e federal.
Como vocês verão, estamos apresentando um Programa de Governo bastante ambicioso. Para isso, além da ação da administração municipal, trabalharemos de forma articulada com outras esferas de poder, independentemente de quem esteja à frente do governo estadual ou federal.
Nosso Programa de Governo vai centrar sua atuação em torno de cinco grandes marcas:
Paulista, acolhedora, inclusiva e de oportunidades;
Paulista com qualidade de vida para todos os moradores do município;
Paulista crescendo e mostrando desenvolvimento social, econômico e cultural;
Paulista democrática, com gestão participativa, transparente e eficiente;
Paulista, engajada no fortalecimento da ação regional;
Para viabilizarmos cada uma dessas marcas, apresentamos um grande número de projetos que são um compromisso meu e da coligação que me apoia. Alguns são absolutamente prioritários, por isso, eu e a equipe que me acompanhará não mediremos esforços para sua efetivação. São eles:
Ampliação e recuperação de centro cirúrgico do hospital municipal;
Humanização do atendimento nas unidades de saúde;
Abertura dos Postos de Saúde Rural diariamente;
Promover em parceria com a CAGEPA e o Governo do Estado a conclusão da obra de ampliação e melhoria do sistema de abastecimento de água, envolvendo: captação, elevação, adução, preservação, tratamento, distribuição, ligações domiciliares e intradomiciliares, de modo que todos os Bairros e residências recebam água nas torneiras todos os dias.
Dar assistência à saúde em todos os níveis de complexidade – para isso melhorando o atendimento no município e firmando convênios com entidades privadas em outros centros urbanos para garantir assistência necessária.
Garantir assistência farmacêutica – distribuição de medicamentos gratuitos a todos e em especial aos mais carentes e usuários de medicamentos contínuos.
Valorizar os servidores públicos municipais, para que em contra partida tenhamos mais eficiência em todos os setores da Administração.
Essas propostas vão exigir um diálogo permanente entre Executivo e a Câmara Municipal, balizado pela ética política, pelo respeito mútuo e pela capacidade de estabelecer convergências em projetos de interesse coletivo. Este documento representa meu compromisso com a cidade. Ao longo do meu governo, pretendo abrir espaços de prestação de contas para que a população possa cobrar a realização de tudo com o que me comprometi. E garanto que esses compromissos começarão a ser cumpridos desde o primeiro dia de mandato.

PAULISTA ACOLHEDORA, INCLUSIVA E DE OPORTUNIDADES.

A cidade é o território onde as pessoas vivem, trabalham, produzem, criam suas famílias e desenvolvem suas potencialidades e seus talentos. Para isso, precisam de bens e serviços que em grande parte dependem da atuação do poder público municipal, como é o caso da Saúde, da Educação, da Cultura e do Esporte e Lazer.
É obrigação da sociedade e em especial do governo municipal assegurar condições dignas de vida a todos. A inclusão social, dessa maneira, deve dar conta dos aspectos sociais, econômicos, urbanos e políticos da vida na cidade.
Cabe à Prefeitura buscar garantir permanentemente o acesso ao atendimento integral para todos que procuram a rede pública de Saúde, oferecendo serviços de qualidade e tratamento humano e respeitoso.
Também compete ao município assegurar na Educação pública o acesso à ciência, à tecnologia, às artes e à filosofia, contribuindo para que os futuros cidadãos desenvolvam suas habilidades e potencialidades.
Nossa cidade deve ser acolhedora: é nela que convivemos com nossas famílias, nossos amigos, nossos vizinhos. É em nossa cidade que, independentemente de onde tenhamos nascido, nos sentimos aceitos, nos sentimos parte integrante de sua identidade e atuamos como construtores e participantes de seu desenvolvimento.
Também queremos uma cidade inclusiva, que assegure acesso às políticas públicas para todos os seus moradores. E que respeite e valorize as características do ser humano, suas opções e diferenças de raça, de gênero, de geração, de opção religiosa, de orientação sexual, de condições físicas ou mentais. Mas a cidade também deve ser o espaço que nos propicie as oportunidades e os meios para sermos o que sonhamos e o que nossas habilidades e talentos nos permitam ser. Uma cidade assim, acolhedora, inclusiva e de oportunidades – é a Paulista que construiremos!

EDUCAÇÃO

O que buscamos

Proporcionar educação com qualidade social para todas as crianças.
Erradicar o analfabetismo, ampliar o nível de escolaridade da população e propiciar qualificação para o trabalho e geração de renda.

NOSSAS AÇÕES

1. Garantia de acesso à escola para todos os alunos

1.       Construir prédios para novas Escolas de Ensino Fundamental e Educação Infantil;
2.       Instalação de bibliotecas e meios de inclusão digital garantindo o acesso a computador e internet em todas as escolas municipais;
3.       Recuperar as Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Educação Infantil na Zona Rural, qualificando-as para garantir educação de qualidade e escola perto de casa;
4.       Construir prédios próprios para as Creches que estão em Imóveis alugados;
5.       Ampliar o número de vagas nas creches e pré-escolas;
6.       Adequar os prédios escolares antigos para os portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida;
7.        Ampliar a oferta de transporte escolar, garantindo conforto e segurança;

2. Ampliação do nível de escolaridade da população

1.       Ampliar o nível de escolaridade da população criando a oferta de cursos de educação profissional, articulados com a formação do ensino fundamental para jovens, adultos e idosos;
2.       Instalar gradativamente Bibliotecas e Salas de Informática em todas as Escolas, incluindo as rurais, abrindo estes espaços para a comunidade aos finais de semana, e garantindo manter um acervo atualizado e completo de livros;
3.       Criar e ampliar projetos educacionais com a participação da comunidade: informática, leitura, música e cursos profissionalizantes, entre outros;
4.       Implantar em parceria com o Governo Federal o Programa Escola Aberta que incentiva e apoia a abertura, nos finais de semana e feriados, de unidades escolares públicas. A estratégia potencializa a parceira entre escola e comunidade ao ocupar criativamente o espaço escolar aos sábados e/ou domingos com atividades educativas, culturais, esportivas, de formação inicial para o trabalho e geração de renda oferecidas aos estudantes e à população do entorno;

3. Melhoria contínua nas condições de funcionamento das escolas municipais.

1.       Implantar o período integral nas escolas municipais. No horário da aula, a criança estuda normalmente com o professor em sala de aula. No “contra turno”, o aluno receberá aulas de Informática, Língua Estrangeira, Música, Dança, Arte e Educação Física com outros professores. As atividades complementares poderão ser realizadas na própria escola ou em outros espaços;
2.       Reduzir a retenção e a distorção idade série, universalizando o Programa de Reforço Escolar com a contratação de professor estagiário;
3.       Erradicar o sistema de multisseriado nas escolas municipais, para isso realizando concurso público para contratação de mais professores e promovendo o melhoramento da estrutura física das escolas;
4.       Rever o limite de alunos por sala de aula na rede municipal;
5.       Contratar professores de Educação Física para todas as Escolas Municipais de ensino fundamental;
6.       Construir quadras esportivas em todas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental que ainda não possuem, em parceria com o governo Federal;
7.       Implantar em parceria com o SEBRAE o Programa Mulheres Empreendedoras que tem como objetivo oferecer as bases de uma política social de inclusão e gênero, em que mulheres em situação de vulnerabilidade social têm acesso à educação profissional, ao emprego e renda. Os projetos locais serão ordenados de acordo com as necessidades da comunidade e segundo a vocação econômica regional com a meta de erradicação da pobreza extrema;
8.       Implantar em parceria com o Governo Federal O Programa Saúde na Escola (PSE) com o objetivo de contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos à saúde e atenção à saúde, visando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino;
8.1   Ampliar a participação dos adolescentes em programas de educação sexual e prevenção ao HIV/AIDS, através de Campanhas bimestrais – “Fique Sabendo”. Serão promovidos encontros, discussões, exibição de filmes, palestras com profissionais;

4. Melhoria contínua das condições de ensino, sua modernização e dinamização.
1. Participar dos programas de avaliação externa do Ministério da Educação, buscando a melhoria contínua das notas da Prova Brasil e Provinha Brasil;
2. Diminuir os índices de retenção e a distorção idade série em todas as séries do ensino fundamenta;
3.  Melhorar o IDEB de todas as escolas do município, conforme os parâmetros do MEC;
4. Promover avaliações institucionais periódicas das escolas municipais de todos os níveis de ensino, providenciando condições de superar problemas encontrados;
5. Promover em consonância com as Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação da Infância, elaboração das matrizes curriculares (o que e como ensinar série por série) para todas as áreas do conhecimento;
6. Revisar o programa mínimo para o ensino fundamental, com a inserção de aulas de e informática;
7. Implantação do Programa de Tecnologia Educacional, implantando-o, gradativamente, em todas as escolas, de educação infantil e ensino fundamental. O programa inclui:
7.1. Instalação de salas de informática nas escolas;
7.2. Contratação de Orientadores de informática para todas as salas;
7.3. Letramento por meio da informática para alunos autistas e deficientes mentais.
7.4. Criação e manutenção do sítio da Secretaria da Educação e das escolas;
7.5. Elaboração de atividades de informática para uso nas aulas de educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos;
7.6. Garantir a implementação de Políticas de Educação Ambiental e Educação Inclusiva e proporcionar a implantação de projetos conjuntos entre a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria do Meio Ambiente e demais órgãos e instituições voltadas à preservação do meio ambiente;
7.7. Desenvolvimento de projetos educacionais com vistas à melhoria das condições básicas de ensino;
8. Criar e implantar o Projeto. Educando com Arte.
Serão realizadas aulas de música (tocando e cantando), teatro na escola, capoeira, dança, artesanato e artes visuais;
9. Participação do Programa Nacional do Livro Didático;

10. Criar o Programa Ler para saber mais.

10.1. Jornal como suporte pedagógico:
10.2 Desenvolvimento de projetos educacionais com vistas ao enriquecimento curricular;
11. Programa Viver Bem:
11.1. Introduzir nas escolas municipais noções de ética, disciplina e cidadania, voltadas à prevenção da violência;
11.2. Política Escolar Municipal de Prevenção às Drogas – parceria com a Secretaria de Municipal de Saúde;
12. Educação para o Trânsito;
13. Educação para o consumo – parceria com a Fundação PROCON;
14. Projeto Caminhando e Conhecendo.
14.1. Caravanas do Conhecimento (Interior na praia e Descobrindo o Interior).
14.2. Publicação de livros e revistas, frutos de projetos desenvolvidos por alunos e professores da rede municipal;

5. Apoio ao desenvolvimento do escolar

1. Implantar o Pró- Escolar e oferecer aos alunos portadores de necessidades especiais atendimento com psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas;
2. Criar normas internas e instalação de sistema de senhas para o atendimento nos Postos de Saúde, com prioridade para alunos da rede municipal quando em horário de aulas (emergências);
3. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde proporcionar atendimento odontológico nas escolas municipais;
4. Implantar o Programa de atenção à saúde do escolar, a ser desenvolvido por uma Coordenadoria de Atenção integral à Criança – parceria com a Secretaria de Saúde:
4.1. Assistência para alunos que apresentam carência alimentar – parceria com o Departamento de Alimentação Escolar;
4.2. Participação de programas de educação em saúde;
5. Manter o atendimento psicológico e psicopedagógico a alunos com necessidade momentânea de atenção e acompanhamento e assistência psicológica à família dos alunos com tais necessidades;
6. Palestras nas escolas para professores e pais com temas variados e que promova a integração da escola com a família e a comunidade;
7. Garantir o desenvolvimento do Programa de Alimentação Escolar, atendendo às necessidades nutricionais dos alunos e contribuindo para a formação de hábitos alimentares saudáveis;
8. Participar, em parceria com a Secretaria de Ação Social, de programas de superação; de situação de vulnerabilidade para os alunos e suas famílias;

6. Apoio à qualificação para o trabalho e geração de renda

1. Implantar a Escola Municipal de Qualificação Profissional;
2. Firmar parceria com o SEBRAE para apoio operacional/financeiro aos formandos dos cursos profissionalizantes;
3. Ampliar o Transporte Escolar Rural para facilitar a locomoção de produtores e funcionários, proporcionando a realização de cursos na escola Municipal de Qualificação Profissional;
4. Orientar e encaminhar pessoas acima dos 40 anos que estejam fora do mercado de trabalho para qualificação ou requalificação profissional;

7. Gestão democrática da educação

1. Fortalecimento dos Conselhos Municipais de Educação e de Alimentação Escolar;
2.Garantir o efetivo funcionamento dos Conselhos de Escola;
3. Revisão das normas regimentais e dos Regimentos das Escolas Municipais;
4. Garantir a gestão democrática do ensino municipal;
5. Implantar a política de descentralização, consolidando a autonomia administrativa e pedagógica das Unidades Educativas, de acordo com a legislação vigente;
6. Criar Conselho Escolar nas Unidades Educativas da Rede Pública;
7. Promover formação continuada dos conselheiros da área de Educação;
8. Garantir o processo de legitimação da Direção das Unidades Educativas da Rede Municipal de Ensino, por meio de eleição;

8. Valorização e qualificação dos profissionais da SME para uma ação educativa eficiente

1. Revisar e adequar às novas necessidades o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais e elaborar o Plano de Carreira para todos os funcionários, prevendo melhoria salarial conforme o desempenho do funcionário, incentivar a qualificação profissional com cursos especializados e apoio para o curso superior, entre outros;
2. Manter a Merenda Escolar Municipal e garantir a parceria com os produtores rurais comprando a sua produção para a merenda escolar e também para a manutenção do hospital e creches municipais;
3. Implantar o Bônus/Assiduidade;
4 Proporcionar capacitação em serviço para professores e funcionários, que poderão realizar cursos de qualificação sem prejuízo da sua carga horária de trabalho e salário;
5. Intensificar a oferta de cursos de aperfeiçoamento para todos os profissionais do serviço de apoio escolar das escolas municipais e programar um plano específico de formação para os ingressantes no serviço público;
6. Incentivar a formação em curso de Pedagogia para todos os profissionais que atuam na Educação Infantil;
8. Oferecer cursos de graduação e pós-graduação aos profissionais da Educação do Município, por meio de parcerias com as Instituições Formadoras;
9. Implantar o Programa Bolsa Universitária, firmando convênios com faculdades privadas para concessão de Bolsas Universitárias a estudantes carentes do município;
10. Viabilizar o transporte gratuito para os universitários que estudam fora do município.

MEIO AMBIENTE

1. Incentivar e apoiar o desenvolvimento de uma política de conservação de nossos recursos naturais e conservação ambiental;
2. Implantar o Programa Cidade Limpa;
3. Implantar o programa de coleta seletiva de lixo;
4. Promover o reaproveitamento do lixo orgânico;
5. Instalar usina de triagem e compostagem, e desenvolver ações voltadas para a inclusão socioeconômica dos catadores e as ações relativas à educação ambiental e à participação comunitária;
6. Melhorar a Infraestrutura, sistema de esgotos, calçamento, canalização de redes de esgotos, construção de galerias, pavimentação;
7. Incentivar a produção de alimentos orgânicos;
8. Promover a arborização da zona urbana, dando preferência as árvores frutíferas;
9. Criar o Programa “Salve o Piranhas” com campanhas e ações, em parceria com outros municípios, para promover a despoluição do rio e recuperar a mata ciliar.

LAZER, SAÚDE E CULTURA

1. Criar e implantar Programas Culturais, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura;
2. Implantar Programas de Esportes e Recreação em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e o Mistério dos Esportes;
3. Implantar as escolinhas de treinamento esportivo para as várias categorias e modalidades esportivas e dar suporte para o seu regular funcionamento;
4. Desenvolver projetos de ajardinamentos de praças e prédios públicos;
5. Implantação de parques e academias públicas;
6. Valorização da cultura popular, dando apoio aos poetas repentistas resgatando as origens históricas, realizando anualmente o Festival de Violeiros e Repentistas;
7. Realização de eventos musicais através da criação do Programa Resgatando e Descobrindo os Talentos da Terra;
8. Promover Ações para preservar o patrimônio histórico;
9. Promover incentivo à Cultura, dando apoio aos artistas do município.
10. Promover olimpíadas esportivas;
11. Promover anualmente encontros e gincanas culturais entre escolas e comunidades;

HABITAÇÃO

1. Buscar junto ao Governo Federal recursos para construção de casas populares que serão destinadas a beneficiar pessoas carentes e que ainda não dispõe de moradia própria;
2. Fazer um levantamento no município das famílias que vivem em condições sub-humanas, em moradias precárias, para que o município possa oferecer ajuda melhorando as condições de suas casas;
3. Implantar gradativamente, em parceria com o Governo Federal, construção de banheiros e fossas em toda a zona rural do município, o que irá garantir mais conforto, privacidade e saúde a população rural;
4. Construir, em parceria com o Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) cisternas na zona rural - uma tecnologia popular para a captação de água da chuva, onde a água que escorre do telhado da casa é captada pelas calhas e cai direto na cisterna, onde é armazenada. Com capacidade para 16 mil litros de água, a cisterna supre a necessidade de consumo de uma família de cinco pessoas por um período de estiagem de oito meses. Dessa forma, o sistema de armazenamento por cisterna representa uma solução de acesso à água para a população rural de baixa renda do Semiárido brasileiro. Além da melhoria na qualidade da água consumida, a cisterna reduz o aparecimento de doenças em adultos e crianças;
5. Construção de poços artesianos nas comunidades rurais;

AGRICULTURA E PECUÁRIA

1. Apoiar os agricultores e pecuaristas do município, garantindo-lhes assistência técnica, cortes de terras, distribuição de sementes e de medidores tarifa verde;
2. Aquisição de maquinários e implementos para parcerias com os agricultores e Associações Comunitárias;
3. Aquisição de retroescavadeira, tratores e caçambas, para parcerias na construção de açudes, drenagens, valas para silos e outros serviços nas propriedades dos agricultores;
4. Firmar parceria com os produtores e pecuaristas do município no sentido de adquirir a produção dos mesmos para a merenda escolar e também para a manutenção do hospital e creches municipais;
5. Criar o Programa Corte de Terras para garantir aos agricultores o corte de terras para o plantio, assegurando – lhes tratores abastecidos pela Prefeitura , o que poderá ser feito através da aquisição e contratação de tratores;
6. Firmar parceria com a EMATER para garantir assistência técnica aos agricultores;
7. Estimular a criação de bovinos, suínos, ovinos, peixes e aves para corte com complementação de renda família;
8. Garantir atendimento médico veterinário aos pecuaristas do município;
9. Implantar programas de Praças Desportivas para a Juventude Rural;
10. Abrir concurso público para contratação de veterinários, agrônomos e técnicos agrícolas.

FUNCIONALISMO PÚBLICO

Realizaremos um amplo entendimento com o funcionalismo, qualificando o servidor e valorizando seu papel com o objetivo de maximizar a eficiência da máquina administrativa. A nossa atividade fim será prestar um serviço de QUALIDADE, respeitando o povo e chamando-o a participar do processo decisório. A prefeitura vai deixar de ser propriedade de grupos políticos e passar a ser verdadeiramente controlada pelos CIDADÃOS.
O FUNCIONÁRIO PÚBLICO terá um papel fundamental nas mudanças implementadas pelo nosso governo. Ele será o coparticipante ativo de todo o processo.
1. Iremos revisar e adequar os Planos de Cargos e Salários de acordo com a legislação vigente, valorizando a formação profissional, a qualificação permanente, o tempo de serviço, a eficiência e a produtividade;
2. Elevação progressiva do nível salarial dos servidores municipais, valorizando as diversas categorias profissionais, e promover a reposição de parte da perca salarial; Essa medida é urgente , necessária e justa, pois na realidade atual tem-se servidores com salários defasados, servidor que passou para cargo de nível médio com remuneração equivalente a de um servidor que se submeteu a concurso público para nível fundamental, como por exemplo, os Agentes Administrativos, os Motoristas entre outras categorias. Valorizar o servidor é incentivá-lo a prestar serviço de qualidade à população do município.
3. Utilização da INTERNET como INSTRUMENTO DE TRANSPARÊNCIA e DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO à informação na divulgação das licitações, tomadas de preços e na prestação de contas;
4. Garantir o pagamento dos adicionais de insalubridade, periculosidade, noturno, de hora extra, bem como terço de férias e férias remuneradas conforme determina a Constituição Federal;
5.Implantar o piso nacional dos Agentes de Saúde;
6. Garantir o piso integral do magistério conforme Lei Nacional;
7. Formar uma equipe de Controle Interno para garantir economia, agilidade e o correto bom uso do dinheiro público;
8. Implantar um programa de capacitação continuada para assegurar ao servidor sua realização pessoal e o crescimento profissional com melhores salários;
8. Implantar o Vale Alimentação e assegurar transporte gratuito aos servidores municipais que moram distantes do seu local de trabalho;
9. Informatização de todos os serviços municipais;

SAÚDE

Desenvolver ações administrativas para promover a execução das ações indicadas nos itens abaixo:

Ø  Implantar o Serviço Residencial Terapêutico Gratuito - para garantir assistência às pessoas que se encontram em estado de invalidez;
Ø  Desenvolver ações de vigilância epidemiológica e controle de doenças;
Ø  Garantir o funcionamento da vigilância sanitária;
Ø  Garantir vigilância nutricional, no âmbito do SUS;
Ø  Desenvolver ações de educação para a saúde;
Ø  Cuidar da saúde do trabalhador, garantindo ambiente de trabalho seguro e distribuição de quites de segurança individual para os que trabalharem em ambiente que ofereça risco a sua saúde;
Ø  Dar assistência à saúde em todos os níveis de complexidade – para isso melhorando o atendimento no município e firmando convênios com entidades privadas em outros centros urbanos para garantir assistência necessária;
Ø  Garantir assistência farmacêutica – distribuição de medicamentos gratuitos a todos e em especial aos mais carentes e usuários de medicamentos contínuos;
Ø  Promover capacitação de recursos humanos do SUS no âmbito do município;
Ø  Garantir produção, aquisição e distribuição de insumos setoriais específicos, tais como medicamentos, imunobiológicos, sangue e hemoderivados, e equipamentos;
Ø  Desenvolver ações de saneamento básico e preservação do meio ambiente;
Ø  Garantir atenção especial aos portadores de deficiência;
Ø  Promover a Informatização da Gestão do SUS;
Ø  Promover Ações de Atenção à Criança;
Ø  Promover Ações de Atenção à Mulher;
Ø  Garantir o efetivo funcionamento com equipe de profissionais completa do Programa Saúde da Família;
Ø  Promover Ações de Atenção ao Idoso;
Ø  Promover Ações de Atenção ao Adulto;
Ø  Promover Serviço de Apoio Diagnóstico;
Ø  Promover Serviço de Apoio Terapêutico;
Ø  Promover Ações de Saúde Mental;
Ø  Dar Suprimento à Rede Municipal de Saúde;
Ø  Promover Ações de Saúde Bucal;
Ø  Garantir Serviços de Urgência e Emergência 24 horas;
Ø  Promover Ações de Controle de Zoonoses;
Ø  Promover Ações de Imunização;

GESTÃO MUNICIPAL DE POLÍTICA DE SAÚDE/APOIO ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO QUE IRÁ GARANTIR:

Ø  Apoio ao Conselho Municipal de Saúde;
Ø  Melhorar a Gestão de Recursos Humanos;
Ø  Construção, ampliação e reforma de Unidades de Saúde;
Ø  Gestão Plena da Rede Assistencial Hospitalar;
Ø  Gestão Plena da Rede Assistencial Ambulatorial;
Ø  Rede de Atenção à Urgência;
Ø  Participação da saúde nas políticas públicas inclusivas;
Ø  Recuperar o Centro Cirúrgico do Hospital Municipal Emerentina Dantas;
Ø  Contratar inicialmente as especialidades médicas abaixo relacionadas:

Pediatra; Ginecologista; Cardiologista, Clínicos Gerais; Nutricionistas; psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas;
Promover a reabertura e garantir o funcionamento diário dos postos de saúde nas comunidades rurais;

Ø  Desenvolver políticas de ação preventiva junto aos munícipes através dos médicos, dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, agentes de saúde e pastorais;
Ø  Manter e melhorar os programas dos grupos de diabéticos, hipertensos, crianças de baixo peso e gestante;
Ø  Melhoramento e ampliação dos serviços médicos e odontológicos;
Ø  Aquisição de 01 aparelho de ultrassonografia (ultrassom).
Ø  Modernização e ampliação da Farmácia Básica, dando atendimento a população carente;
Ø  Manter a Casa de Apoio na capital do Estado para assistir aos munícipes que precisam fazer tratamento de saúde bem como Instalar também uma Casa de apoio em Campina Grande;

SANEAMENTO BÁSICO

1. Promover a abertura de novas ruas, execução de projetos de pavimentação de forma conjugada à implantação das redes públicas de abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem de águas pluviais;
2. Construir praça de alimentação e estacionamento dos transportes alternativos, táxi e moto táxi, para melhorar as condições de trafegabilidade na entrada da cidade e ao mesmo tempo favorecer aos donos dos referidos transportes, gerando também emprego e renda para outras famílias;
3. Promover em parceria com a CAGEPA e o Governo do Estado a aquisição de equipamentos, implantação, ampliação ou melhoria do sistema de abastecimento de água, envolvendo: captação, elevação, adução, preservação, tratamento, distribuição, ligações domiciliares e intradomiciliares, de modo que todos os Bairros e residências recebam água nas torneiras todos os dias;
4. Promover, em parceria com a CAGEPA, melhoria no sistema para detecção de vazamentos para diminuição das perdas em rede;
5. Criar sistema de tratamento de esgoto, para se evitar o mau cheiro e reaproveitar a água;
6. Criar sistema de tratamento de água, para que se tenha água de boa qualidade para o consumo humano;
7. Construir uma lavanderia pública na cidade;
8. Promover a sinalização de trânsito na cidade;
9. Melhorar a Infraestrutura, sistema de esgotos,,calçamento, canalização de redes de esgotos, construção de galerias, pavimentação.

ADMINISTRAÇÃO, OBRAS E SERVIÇOS

1. Contratar Engenheiros Civis e arquitetos para o município, para orientar o Poder Público na elaboração de projetos e para assistir a população que deseja construir suas residências, seus pontos comerciais e ainda precisam gastar com serviços de engenharia e arquitetura, o que servirá de incentivo ao desenvolvimento de forma segura e ordenada no município;
2. Reurbanização, arborização e manutenção das ruas, avenidas e praças públicas;
3. Limpeza pública (de terrenos e varrição das ruas);
4. Incentivo à reciclagem do lixo em toda cidade, tendo como consequência a redução da taxa de lixo;
5. Prestação de Contas à população, com transparência (via Internet e jornais);
6. Implantação da Ouvidoria, um canal que liga a população à administração municipal;
7. Programa de arborização da cidade, para a preservação do meio ambiente;
8. Concorrências e Concursos Públicos efetuados com lisura e transparência para acompanhamento da população;
9. Adequação dos prédios públicos (especialmente a Prefeitura) para o atendimento aos portadores de necessidades especiais, e rebaixamento de calçadas;
10. Garantir a recuperação e a manutenção das estradas vicinais que cortam a Zona rural do município, bem como das pontes sobre o Rio Piranhas;
11. Desenvolver projeto para buscar em parceria com o governo federal a construção da Ponte sobre o Rio Piranhas.

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

1. Buscar e incentivar a instalação de novas indústrias (concedendo isenção de impostos e benefícios necessários);
2. Incentivo à formação de Associações de Bairro para que tenham efetiva participação na Administração Pública;
3. Buscar parceria com o SEBRAE para trazer Cursos profissionalizantes buscando promover a inclusão social e o desenvolvimento econômico;
4. Incrementar a produção e a comercialização do artesanato no município;
5. Promover o cadastramento das famílias que necessitam realmente serem assistidas pela promoção social, com efetivo acompanhamento e atendimento das suas necessidades;
6. Criar o Programa Bolsa Família no âmbito municipal;
7. Promover junto aos grupos de mulheres seminários buscando novas alternativas com o objetivo de estimular a maior participação das mulheres e obtenção de aumento na renda familiar;
8. Maior atenção aos Idosos (acompanhamento especial de saúde e lazer) e oportunizar aos Grupos de Terceira Idade atividades físicas (ginástica, dança), culturais (teatro, música e canto) e recreativas;
9. Criar Programas e realizar eventos culturais, educativos, culturais e de lazer para a juventude;
10. Proporcionar e viabilizar o atendimento aos deficientes físicos e mentais (atendimento e acompanhamento das suas necessidades e das respectivas famílias);
11. Mutirão de limpeza e reparos na cidade, para aproveitamento da mão de obra ociosa, por tempo determinado com salários e benefícios., até que ela possa ser recolocada no mercado de trabalho;
12. Garantir acompanhamento de psicólogos, psiquiatras, terapeutas, assistentes sociais aos portadores de deficiência mental , aos dependentes químicos bem como assistir também aos seus familiares;
13. Buscar firmar parcerias com as instituições religiosas do município, com o Governo Federal e Estadual para promover a Criação de um Centro de Tratamento para dependentes químicos;
14. Promover feiras e exposições de produtos artesanais, industriais e agrícolas nas festas do Município.
15. Criar e implantar o Projeto Cozinha Popular;

CRIANÇA E ADOLESCENTE
PROPOSTAS DE AÇÃO:

1. Promover ações integradas nas áreas da Assistência Social, Cultura, Educação, Esportes, Lazer e Saúde, enfocando prioritariamente a prevenção e a atenção à família;
2. Fortalecer e ampliar a capacidade de atendimento dos programas contra todas as formas de violência decorrentes de negligência, abuso, maus-tratos, exploração sexual e crueldade em relação à criança e ao adolescente;
3. Privilegiar atividades sócio-educativas em meio aberto para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, com destaque para as ações voltadas à permanência e ao sucesso na escola;
4. Implantar no município o Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária, com a participação de entidades que realizam o atendimento às crianças e aos adolescentes em Conselhos de Direitos e Tutelares e Assistência Social;
5. Aderir ao Programa de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, para fomento e apoio a planos, programas e projetos municipais/regionais de atendimento protetor à criança e ao adolescente vítima de violência e ao adolescente em conflito com a lei, em parceria com a Secretaria Nacional de Direitos Humanos.

PAULISTA com qualidade de vida para todos em todos os cantos.

Fonte: Site do TSE (Divulga Cand)

Nenhum comentário: