segunda-feira, 9 de julho de 2012

LUTO: A Paraíba se despede do Poeta Ronaldo Cunha Lima

Notícia
Com a presença de paraibanos de todas as regiões do estado, Campina Grande e a Paraíba se despediu do poeta Ronaldo Cunha Lima, que foi sepultado ao entardecer deste domingo, no cemitério do Monte Santo, na Rainha da Borborema. Desde ontem por volta das 20h30, quando o corpo do Poeta chegou à Pirâmide do Parque do Povo para ser velado, que milhares de pessoas passaram para dar o seu adeus ao ex-prefeito e prestar solidariedade aos seus familiares.
Na manhã deste domingo foi realizada uma cerimônia religiosa presidida pelo Arcebispo de Natal, RN, D Jaime Vieira de Rocha, que até bem pouco tempo era o bispo da Diocese de Campina Grande. Durante a cerimônia foram muitos os momentos de emoção, notadamente quando o sobrinho Bruno declamou a poesia , “conversando com o meu pai” e depois foi veiculada a poesia “Quem  sou eu” cantada por Massilon Gonzaga.
Dom Jaime, por sua vez, fez questão de registrar o quão histórico era aquele momento pelo qual Campina Grande e a Paraíba estavam passando ao relembrar a capacidade intelectual e política de Ronaldo Cunha Lima de quem ele sempre teve as melhores impressões;
No período da tarde, às 15h30 foi realizada a cerimonia militar que homenageou o ex-governador da Paraíba com salva de tiros e logo em seguida o corpo do Poeta foi levado por um carro do Corpo de Bombeiros até o cemitério. Uma multidão acompanhou o cortejo a pé, o que causou verdadeira comoção aos amigos de Ronaldo.
Personalidades do executivo, jurídicos e legislativo marcaram presença neste domingo em Campina Grande a exemplo do governador Ricardo Coutinho que acompanhou o cortejo em cima do carro de bombeiros, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Ricardo Marcelo que foi acompanhado de vários deputados estaduais, o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital, que acompanhou a missa no período da manhã e o senador Cícero Lucena, ex-vice governador da Paraíba entre 1990 e 1994, período governador por Ronaldo.
Porém o que marcou mais foram as intensas e muitas manifestações de carinho da população que foi às ruas, em alguns instantes sob chuva, mas que em nenhum momento deixou de manifestar todo o amor por Ronaldo.
Um pedido de Ronaldo que foi atendido pelos familiares foi que durante o sepultamento, ecoasse pelo cemitério a música Luzes da Ribalta, de Charles Chaplin. E a emoção tomou conta de todos os presentes, que naquele instante se despedia do Poeta do Amor.
O senador Cássio Cunha Lima disse, emocionado, que aquela era também uma hora de louvar a Deus e agradecer pelo pai que ele teve, exemplo de honra e dignidade, que se despediu deixando ensinamentos de ética e paixão pela vida para todos os seus familiares, amigos e admiradores.
Ronaldo Cunha Lima é um paraibano de Guarabira, nascido em 18 de março de 1936. Advogado, ele era casado com Glória Rodrigues da Cunha Lima e tinha quatro filhos: Ronaldo Cunha Lima Filho, Cássio Cunha Lima, Glauce Cunha Lima e Savigny Cunha Lima. Foi Vereador e prefeito de Campina Grande, deputado estadual e federal, senador da República e Governador da Paraíba.
 Paulista.net

Nenhum comentário: