quarta-feira, 8 de maio de 2013

Visita do Papa Francisco a Aparecida deve atrair até 400 mil fiéis

 
O arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno de Assis, afirmou nesta terça-feira (7) que a expectativa é que até 400 mil fiéis acompanhem a visita do Papa Francisco a Aparecida no dia 24 dejulho.
Durante coletiva de imprensa, realizada no Santuário Nacional, Dom Raymundo detalhou alguns itens previstos na agenda do pontífice, que deve chegar à cidade por volta das 9h30. O cronograma prevê que o Papa saia do Rio de Janeiro, acompanhado de uma comitiva com cerca de 40 pessoas, em quatro helicópteros por volta das 8h15.


O arcebispo afirmou ainda que o pontífice sairá do estacionamento da basílica de papamóvel rumo ao santuário para celebrar uma missa, que deve começar entre as 10h e 10h30. Segundo ele, ainda não está definido se a missa será campal ou mais ‘recolhida’, dentro do santuário. Essa decisão será tomada nos próximos meses, entre a equipe de segurança e de cerimonial do pontífice seguindo desejo do Papa Francisco.

Se a missa for fechada, deverá comportar de 20 mil a 30 mil pessoas, mas serão instalados telões externos. Ainda assim, dom Raymundo disse que pedirá ao papa que faça uma oração na Tribuna Bento 16, onde poderá ser visto por todos os fiéis da parte externa.


"Ainda não foi definido de que forma será feito esse credenciamento ou seleção", afirmou Dom Raymundo, explicando o que será feito caso a celebração seja fechada.

Logo após a missa, o papa seguirá de papamóvel para o almoço no Seminário Bom Jesus. À tarde, ele irá descansar e retornará de papamóvel até o estacionamento, por volta das 16h, para deixar a cidade. Ele deve repousar no mesmo quarto onde ficou hospedado o Papa Bento XVI em 2007.

A velocidade média do papamóvel é de 20 km/h e os trajetos devem durar cerca de 30 minutos. Ao todo, serão três trajetos de papamóvel. "Nossa arquidiocese se alegra pela devoção do Papa à Nossa Senhora Aparecida. Estamos gratos pela distinção que ele confere a nossa cidade, aos nossos devotos e aos nossos romeiros", disse Dom Raymundo. Será a terceira vez que Aparecida recebe um pontífice. A cidade - que abriga o maior templo católico do país - já recebeu o Papa João Paulo II em 1980 e o Papa Bento XVI em 2007.

Bispo auxiliar da arquidiocese de Aparecida, dom Darci Nicioli, afirmou que o santuário tem estrutura para receber o público esperado para a visita do Papa. "Os devotos podem vir com tranquilidade porque o santuário comporta até 400 mil pessoas", disse.


Visitante ilustre - A visita do próximo dia 24 de julho não será a primeira do pontífice argentino à cidade de Aparecida. Em maio de 2007, ainda como cardeal, Jorge Mário Bergoglio, de 76 anos, esteve no Brasil para participar de um evento eclesial. A 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe aconteceu em Aparecida e contou ainda com a presença do então Papa Bento XVI.

Durante a estadia na cidade, que é o principal destino turístico dos católicos no Brasil, o Papa Francisco ficou hospedado por 21 dias no Marge Hotel, no centro histórico de Aparecida, a 100 metros da Basílica Velha com vista para o Santuário Nacional.

Em um livro de registros feitos pelos hóspedes ilustres que passaram pelo local, uma mensagem de carinho do líder máximo da Igreja Católica foi deixada em 14 de maio de 2007. Ele agradece a hospitalidade com que foi recebido e encerra a mensagem com o mesmo pedido feito aos fiéis na Praça de São Pedro no primeiro contato que teve com o público após ser nomeado papa. 'Peço que rezem por mim'.




G1

Nenhum comentário: