sexta-feira, 28 de junho de 2013

TRANSPARÊNCIA: Chegou a hora do Congresso Nacional acabar com o voto secreto, diz Ruy Carneiro

Chegou a hora do Congresso Nacional acabar com o voto secreto, diz Ruy
O fim do voto secreto no Parlamento é uma das bandeiras do deputado federal paraibano, Ruy Carneiro (PSDB), que acredita ter chegado a hora do Congresso Nacional, definitivamente, votar essa matéria. Ruy lembrou que por três oportunidades, como deputado estadual da Paraíba, apresentou projetos na Assembleia, mas naquele momento não foi compreendido pelos seus colegas. Como deputado federal, desde o início do seu mandato, integra o grupo que defende o fim do voto secreto no Congresso Nacional e nas demais Casas Legislativas.


-Chegou a hora de acabar com essa distorção que existe no Parlamento brasileiro. Como já disse, nossa democracia amadureceu e atualmente não se faz necessário votar secretamente. Cada um é responsável por suas posições e pelo seu comportamento diante de determinadas votações, defendeu Ruy Carneiro.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou na última quarta-feira (26) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 196/2012, que institui voto aberto no caso de cassação de mandato parlamentar. "Minha proposta é mais ampla. Defendo o fim do voto secreto em todas as votações do Parlamento, mas já é um começo. Vamos iniciar o debate para conseguir essa vitória", afirmou Carneiro.

A matéria segue para aprovação pelo plenário da Câmara, onde deve passar por dois turnos de votação. Se não houver mudanças, segue direto para promulgação, uma vez que a PEC já passou pelo Senado. A previsão é que a proposta seja votada antes do recesso parlamentar, que começa em 18 de julho.

No inicio do mês, Ruy Carneiro participou do ato público, no Salão Verde da Câmara, pelo fim do sigilo em votações no Congresso Nacional. O movimento foi liderado pela Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto. O grupo de parlamentares argumenta que o eleitor tem o direito de saber como vota os seus representantes.

Nenhum comentário: