sábado, 29 de junho de 2013

Bicampeão da OBMEP, estudante de Paulista vence Olimpíada Internacional de Matemática




Pela primeira vez na história dessas Olimpíadas, que já está na 19ª edição, temos dois paraibanos entre os 20 representantes do Brasil(10 em cada nível) num mesmo ano na Olimpíada de Maio. Lembrando que em 19 anos de competição, a Paraíba teve apenas quatro premiados nessa olimpíada, que são Felipe Gonçalves (Campina Grande) com menção honrosa, .
      No Brasil a Olimpíada Internacional de Maio, é aplicada apenas aos alunos que tenham sido premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) com medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas ou tenham sido selecionados pelo coordenador regional.
      É uma competição realizada para jovens alunos, disputada em dois níveis (Nível 1: para alunos até 13 anos e Nível 2: para alunos de até 15 anos), por países da América Latina, Espanha e Portugal.
      As provas dos alunos selecionados são enviadas para a comissão organizadora na Argentina, onde é dada a classificação final por país.

    
        
      Pela primeira vez, temos dois paraibanos entre os 20 representantes do Brasil(10 em cada nível) num mesmo ano na Olimpíada de Maio.
      Em 19 anos que essa competição é realizada, até hoje a Paraíba teve apenas 4 premiados, que são Felipe Gonçalves (Campina Grande) com menção honrosa, Anderson Sousa (Campina Grande) com medalha de bronze, Victor Gonçalves (João Pessoa) com medalha de bronze, ambos no nível 1, e Rodrigo Clemente (João Pessoa) com medalha de bronze no nível 2.

Neste ano, o nosso estado apresentou dois selecionados, um em cada nível.
     O selecionado no nível 1 é Wanderson Ferreira de Almeida, 12 anos, estudante do 9º ano da Escola Municipal Cândido de Assis Queiroga, município de Paulista, alto sertão do estado, Wanderson foi premiado com ouro nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática em 2010 e 2011 no nível 1, em 2012 ele foi premiados com prata pelo nível 2.
      Podemos dizer que o bom desempenho de Wanderson servil como exemplo para os demais estudantes de escolas públicas de sua cidade, e, até mesmo para o estado, depois das duas vitórias consecutivas de Wanderson nas olimpíadas de 2010 e 2011, seus colegas estudantes adquiriram uma espécie de fascino pela matéria, e já na competição de 2012 saíram para Paulista 5 dos 7 ouros conquistados pela Paraíba.
      O segundo paraibano selecionado na Olimpíada Internacional no nível 2 é Marcantônio Soares Figueiredo, 14 anos, 1ª série EM, de Juazeirinho, cariri paraibano.
      São os primeiros representantes escolhidos fora do eixo João Pessoa - Campina Grande, além de que, desde 2006 a Paraíba não tem representantes na Olimpíada de Maio. 

PaulistaPB.net

Nenhum comentário: