Defensor do fim do voto secreto no Legislativo, o deputado federal Ruy Carneiro (PSDB-PB), participou
na tarde desta quarta-feira (12) do ato público, no Salão Verde, pelo
fim do sigilo em votações realizadas pela Câmara, pelo Senado e pelo
Congresso Nacional. O movimento foi liderado pela Frente Parlamentar em
Defesa do Voto Aberto. O grupo de parlamentares argumenta que o eleitor
tem o direito de saber como vota os seus representantes.
-Essa é mais uma das várias iniciativas que estaremos realizando como forma de pressionar a adoção dessa medida nas Casas Legislativas, disse Ruy.
O parlamentar que já apresentou como deputado estadual, por três oportunidades, um Projeto de Lei para acabar com o voto secreto na Assembleia da Paraíba, também apresentou requerimentos ao presidente da Câmara Federal solicitando a inclusão do tema na Ordem do Dia. “Esse é um debate que precisa constar na pauta política do Brasil. Acredito que esse é mais um gesto de aproximação da Casa com a sociedade. Vamos seguir cobrando”, antecipou.
Ruy Carneiro integra o grupo de parlamentares que defendem a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 349/2001, que estabelece o voto aberto em todas as votações do Legislativo. “Quero a votação da PEC que acaba com qualquer votação secreta na Casa. Esse tempo já passou. Reafirmo que a nossa democracia é madura suficiente para esse novo Brasil que estamos construindo”, defendeu.
Ontem, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, disse considerar mais provável que a votação do fim do voto secreto em Plenário ocorra nos moldes da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 196/12, do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), que restringe o fim do sigilo às votações para cassação do mandato parlamentar.
Legenda Foto: Ivan Valente PSOL/SP, Ruy Carneiro PSDB/PB, Vanderlei Macris PSDB/SP, Jean Wyllys PSOL/SP e Chico Alencar PSOL/RJ. Crédito: Camila Kleinhandler
Redação com Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário