quarta-feira, 12 de junho de 2013

Deputado Federal Ruy Carneiro participa de ato público pelo fim do voto secreto

Deputado Federal Ruy Carneiro participa de ato público pelo fim do voto secreto
Defensor do fim do voto secreto no Legislativo, o deputado federal Ruy Carneiro (PSDB-PB), participou na tarde desta quarta-feira (12) do ato público, no Salão Verde, pelo fim do sigilo em votações realizadas pela Câmara, pelo Senado e pelo Congresso Nacional. O movimento foi liderado pela Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto. O grupo de parlamentares argumenta que o eleitor tem o direito de saber como vota os seus representantes.


-Essa é mais uma das várias iniciativas que estaremos realizando como forma de pressionar a adoção dessa medida nas Casas Legislativas, disse Ruy.

O parlamentar que já apresentou como deputado estadual, por três oportunidades, um Projeto de Lei para acabar com o voto secreto na Assembleia da Paraíba, também apresentou requerimentos ao presidente da Câmara Federal solicitando a inclusão do tema na Ordem do Dia. “Esse é um debate que precisa constar na pauta política do Brasil. Acredito que esse é mais um gesto de aproximação da Casa com a sociedade. Vamos seguir cobrando”, antecipou.

Ruy Carneiro integra o grupo de parlamentares que defendem a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 349/2001, que estabelece o voto aberto em todas as votações do Legislativo. “Quero a votação da PEC que acaba com qualquer votação secreta na Casa. Esse tempo já passou. Reafirmo que a nossa democracia é madura suficiente para esse novo Brasil que estamos construindo”, defendeu.

Ontem, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, disse considerar mais provável que a votação do fim do voto secreto em Plenário ocorra nos moldes da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 196/12, do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), que restringe o fim do sigilo às votações para cassação do mandato parlamentar.

Legenda Foto: Ivan Valente PSOL/SP, Ruy Carneiro PSDB/PB, Vanderlei Macris PSDB/SP, Jean Wyllys PSOL/SP e Chico Alencar PSOL/RJ. Crédito: Camila Kleinhandler


Redação com Assessoria

Nenhum comentário: