quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Paulistense toma posse no Conselho Diretor do Campus do IFPB Sousa para representar pais de alunos




O vereador paulistense, Possidonio Fernandes de Oliveira Filho, foi empossado como membro efetivo do Conselho Diretor do Campus do IFPB de Sousa-PB.

Possidonio foi eleito em assembléia geral para representar e defender todos os pais de alunos da Instituição num mandato de dois anos, com direito a reeleição para o mesmo cargo.

O ato de posse de todos os membros do Conselho Diretor do IFPB, Campus Sousa, aconteceu na tarde desta quinta, dia 31/10/2013, na sala de atos da referida instituição em Sousa-PB.

Estiveram presentes no evento de posse, além do Diretor do IFPB Sousa e presidente do Conselho, Francisco Cicupira de Andrade, também estiveram presentes, a vice diretora Maria Cândida Almeida, a professora Maria Das Dores que representa os docentes, o professor Oscar Mariano, o representante dos técnicos administrativos, Dckson Dantas, a representante da administração, Ariene de Cássia Brunet Gomes, o representante da coordenação de cursos, Manoel Barbosa Dantas e Possidonio Fernandes, representando os pais de alunos.

Após a posse dos conselheiros, os mesmos se reuniram e aprovaram por unanimidade o encaminhamento do Regimento Interno do Campus, para ser apreciado e aprovação pelo Conselho Superior e decidiram marcar uma outra reunião ordinária do conselho, para o dia 12 de dezembro de 2013. 

 veja mais fotos:

Flamengo vence o Goiás fora de casa e fica por um empate da final da Copa do Brasil; Confira!

 Esmeraldino não contou com Walter na primeira partida da semifinal da competição na noite desta quarta-feira, no Serra Dourada. Jogo de volta é na próxima semana no Maracanã.

O Flamengo venceu o Goiás por 2 a 1 na noite desta quarta-feira, no Serra Dourada, pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil. O Esmeraldino não contou com o atacante Walter, que ainda não se recuperou de lesão, mas o Rubro-Negro nem ligou para isso.

Os Gols do time carioca foram marcados por Paulinho e Chicão. Vitor descontou para a equipe goiana. Com o resultado, o Flamengo poderá empatar o segundo jogo que irá para a final da Copa do Brasil e até perder por 1 a 0.

Caso o Goiás vença por 2 a 1, teremos a disputa de pênalti. A partida de volta irá acontecer na próxima quarta-feira, também às 21h50, no Maracanã.

Porém, vale lembrar que no fim do primeiro tempo um sinalizador no lado da torcida do Rubro-Negro paralisou o jogo e foi citado pela arbitragem na súmula. Este fato pode gerar perda de mando de campo ao clube após a análise do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).


segunda-feira, 28 de outubro de 2013

MILAGRE NO SERTÃO: Em dois dias Sousa registra quase 200 mm de chuvas


 

 Em dois dias de chuvas na cidade de Sousa, o DNOCS registrou 190.8 milímetros. Na noite e madrugada do último sábado choveu na cidade sorriso 119.3 milímetros, já de ontem para hoje foram registrados 71.5 milímetros.

Ruas de vários bairros da cidade amanheceram alagadas, casando transtornos à população.
Segundo o clima Tempo nesta segunda-feira (28), terá sol e muitas nuvens no Alto Sertão. À noite o céu fica nublado e pode chover.

O fenômeno é considerado por muitos sertanejos, um verdadeiro milagre de Deus, tendo em vista a terrível seca vivida nos últimos meses, o que tem ocasionado o racionamento  de água em toda região sertaneja.

Da redação com Radar Sertanejo



domingo, 27 de outubro de 2013

Prefeita de Pombal Pollyana Dutra e seu esposo Barão se envolve em acidente com vítima fatla

CARRO
Um acidente de trânsito por volta das 17:20hs da tarde deste Domingo ( 27) envolvendo a prefeita de Pombal Pollyana Dutra e seu esposo o ex- prefeito de Brejo Barão deixou uma vítima fatal em Pombal.

Segundo informações Pollyana e Barão vinham de Brejo do Cruz chegando em Pombal, o acidente aconteceu no açude de Nova Vida na BR 427, quando  uma moto conduzido pelo pedreiro Janaildo residente no sitio São João se chocou com o carro da prefeita.
BIZ

Em contato com o Vereador Josevaldo Feitosa, ele disse que Pollyana vinha de Brejo na companhia da família, a prefeita que está grávida sofreu uma bancada e foi levado ao HRP onde foi examinada e liberada em seguida, já o ex -prefeito Barão sofreu uma queimadura no braço.

Informações de populares é que Janaildo que morreu na hora estava  em alta velocidade e que no  momento do acidente fazia uma ultrapassagem indevida o que ocasionou a colisão frontal.

falanotícia

Tema de redação do Enem 2013 discute implantação da Lei Seca

Tema de redação do Enem 2013 discute implantação da Lei Seca
 Efeitos da Implantação da Lei Seca no Brasil é o tema de redação apresentado neste domingo (27) aos estudantes que participam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conforme divulgado no início da tarde pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Hoje é o segundo dia de prova do exame e também o mais temido por muitos candidatos, justamente devido à elaboração da redação.

As provas começaram a ser aplicadas em todo o país às 13h, no horário de Brasília, e vão até as 18h30. Além da redação, os candidatos terão que responder a questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

EMATER-PB incentiva e trabalha transição agroecológica com agricultores Familiar da comunidade Queimados Município de Paulista



O Escritório Local da EMATER-PB em Paulista, através dos extensionistas CHAGAS E DA PAZ realizaram uma oficina na comunidade Queimado no dia 24/10/2013, denominada FAÇA CERTO O DEFENSIVO NATURAL, abordando os temas: o desenvolvimento sustentável, transição agroecológica e alimentação saudável. 

A oficina fez parte da comemoração da Semana Mundial de Alimentação, onde dentro da programação foi também realizada uma Palestra com o tema: Alimentação Saudável na Terceira Idade, realizada na comunidade Agreste. Os defensivos naturais produzidos serão utilizados no combate a pragas e doenças de hortaliças, objetivando a produção de alimentos saudáveis promovendo segurança alimentar e nutricional da população bem como a manutenção de quintais produtivos.

Os agricultores familiares JOSÉ CRISTINO FILHO, FRANCISCA ILDA DE ASSIS, LUCILENE SANTANA DA SILVA SOUSA, VICENTE DE SOUSA SILVA, LUCINETE SANTANA DA SILVA, SEVERINO GOMES FERREIRA e MARLENE MENDES FERREIRA, e o jovem MATEUS DE SOUSA SILVA da comunidade rural do Queimado, que participaram da oficina, cultivam hortaliças e frutas livres de agrotóxicos, foram cadastrado para fornecer ao PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e ao PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) no município, e o excedente da produção comercializar na zona urbana.

Veja mais fotos: 


NA TRIBUNA: Vereadora solicita recuperação de passagem molhada e de praça histórica da cidade de Paulista





A vereadora Francisca da Silva Oliveira Pereira (Nega de Amaral), usou a palavra na sessão desta sexta (25/10), da Câmara Municipal, para solicitar da presidência que enviasse ofício ao prefeito local, cobrando a recuperação da passagem molhada do sítio Malhada da Pedra e também da Praça Cândido de Assis Queiroga, no centro da cidade de Paulista.

Segundo a vereadora, a mesma tem sido procurada constantemente por moradores da Comunidade Malhada da Pedra e dos sítios visinhos, cobrando a recuperação da passagem molhada daquela localidade que se encontra totalmente destruída há vários anos e necessita urgentemente de ser recuperada.

Ainda segundo a vereadora do PTB, a referida passagem molhada é considerada essencial para a escoação da produção agrícola e pecuária da região, além de interligar os municípios de Paulista à Riacho dos Cavalos.

Na mesma sessão, a vereadora Nega de Amaral cobrou do prefeito a recuperação da histórica Praça Cândido de Assis Queiroga que segundo ela, está uma calamidade pública. A parlamentar disse que a Praça que é um cartão postal da Cidade, precisa urgentemente de uma reforma, inclusive se faz necessário adaptá-la para ser usada como ponto de encontro e também para o laser dos idosos da cidade.

sábado, 26 de outubro de 2013

Vereadores da oposição de Paulista dizem que votarão contra o projeto do prefeito que cria taxa de iluminação pública



 
Os quatro vereadores da oposição de Paulista, Possidonio Fernandes, Cícero Alves Matias, João Bosco de Sousa e Josefina Saldanha Veras, afirmaram na sessão da Câmara Municipal desta sexta (25) que irão votar contra o projeto de lei nº 017/2013, enviado pelo Prefeito Severino Pereira Dantas que cria a taxa de contribuição de iluminação pública.

O vereador Possidonio Fernandes, líder da bancada, disse que considera a proposta absurda, diante da situação que vive a população do Município com a maior seca da história. Para o vereador, toda população será atingida, caso essa lei seja aprovada pela Câmara Municipal, mas considera que a classe que mais será afetada, são os agricultores e pecuaristas que já vêm sofrendo com os efeitos da seca e vão ter que desembolsar mais recursos para pagar essa taxa no lugar da prefeitura.

Ainda segundo o parlamentar, o referido projeto prevê que mesmo que em sua casa não tenha poste com iluminação pública, mesmo assim a dona ou o dono da casa tem que pagar a taxa de iluminação, seja na cidade ou na zona rural e em todas as residências do Município, com exceção do consumidor que gastar até 50 kWh. 

O projeto se encontra na Comissão de Justiça e Redação de Leis que é presidida pela vereadora de situação, Sônia Maria de Lima que também se pronunciou na sessão desta sexta e disse que levará o problema para discutir com o prefeito quando o mesmo chegar de Brasília.

Da redação com ASCOM

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Ex-candidata à prefeita pela oposição de Paulista pede desfiliação do PR

Laurenice 
A ex-vereadora do município de Paulista-PB, por dois mandatos consecutivos, Maria Laurenice Pereira de Oliveira, pediu, recentemente, a desfiliação do PR (Partido da República), legenda pela qual concorreu ao cargo de prefeita do município supracitado, sendo apoiada pela oposição de Paulista nas eleições municipais de 2012.

Maria Laurenice ainda está analisando em que legenda partidária ingressará, mas talvez assine a ficha de filiação ao PEN (Partido Ecológico Nacional), partido do qual já faz parte o ex-candidato a prefeito de São Bento e aspirante a uma vaga na ALPB nas eleições 2014, Jullys Roberto, que, caso seja candidato, receberá o apoio da ex-candidata Leurenice no ano que vem.


Da redação com É Sertão

Lei obrigará Cagepa a instalar bloqueador de ar que pode diminuir conta d'água


torneira
A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (22) projeto de autoria do deputado Jutay Meneses (PRB) que garante aos paraibanos um pagamento mais justo de suas contas de água. De acordo com a proposta, a Cagepa  fica obrigada a instalar um equipamento bloqueador de ar no hidrômetro dos usuários paraibanos, caso solicitem.

Segundo Meneses, o aparelho – colocado antes depois do medidor -irá evitar que bolsas de ar acionem a válvula de medição e continuem sendo contadas como água.

Deputado Monaci Marques é condenado e perde direitos políticos


MONACIO deputado estadual Monaci Marques foi condenado por improbidade administrativa, por não prestar contas de um convênio firmado com o FNDE na época em que era prefeito da cidade de Vista Serrana. Ele teve os direitos políticos suspensos por três anos e terá ainda de pagar multa civil, em prol do Fundo de Defesa de Direitos Difusos, no valor total de R$ 15 mil.

A sentença foi proferida pelo juiz Cláudio Girão Barreto, da 8ª Vara Federal. Conforme consta no processo, em 2006 a prefeitura de Vista Serrana firmou convênio no valor de R$ 21.290,00, com o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação – FNDE, que teve por objeto a implementação de ações educativas complementares. A prestação de contas deveria ser realizada até 60 dias após o término do prazo de vigência, estipulado inicialmente em 29.11.2007. No entanto, as contas somente foram prestadas em 04.01.2010 pelo novo gestor do município.

URGENTE: Tribunal de Justiça da Paraíba recebe denúncia contra Prefeito de Paulista



 
O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba recebeu na tarde desta quarta feira, dia 23/10/2013, uma denúncia do Ministério Público Federal contra o prefeito de Paulista, Severino Pereira Dantas, por suposto crime ambiental.

Na denúncia, o Ministério Público Federal acusa o Gestor Municipal de manter um lixão na cidade de Paulista de forma irregular, o que supostamente tem causado sérios danos ao meio ambiente local.

Mais informações ainda hoje...

Da redação com ASCOM

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Veja na íntegra o projeto do Prefeito de Paulista que se aprovado pela Câmara passa para a população a obrigação de pagar cerca de 15 mil reais de iluminação pública

Click na imagem para ampliar
Clique no documento para ampliar

Urgente: Senado aprova Projeto de Lei que pede a manutenção da bancada da Paraíba na ALPB e no Congresso

Urgente: Senado aprova Projeto de Lei que pede a manutenção da bancada da Paraíba na ALPB e no Congresso
Senadores paraibanos se uniram para travar um duro embate contra representantes de estados "beneficiados"

Uma verdadeira guerra. Foi esse o retrato da sessão desta quarta-feira, 23, acompanhado na TV Senado. Alguns estados queriam aumentar as bancadas, enquanto outros, como a Paraíba, iriam reduzi-las.

Com 34 votos "Sim", 28 votos "Não" e 02 "Abstenções" o Senado Federal aprovou o Projeto de Decreto Legislativo (PDS 85/2013), do senador Eduardo Lopes (PRB-RJ), que susta os efeitos de resolução administrativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A resolução redefiniu o número de deputados federais, estaduais e distritais no país, em resposta a pedido da Assembleia Legislativa do Amazonas.

A matéria segue para votação na Câmara dos Deputados. O tema é polêmico e colocará estados novamente em confronto.

PELA 4ª VEZ: Processo das contas de 2011 da Prefeitura de Paulista é retirado de pauta mais uma vez, confira!


A procuradora Geral do Ministério Público junto ao TCE-PB, Isabela Marinho Falcão, votou na manhã desta quarta (23/10), pela retirada de pauta das contas de 2011 do Prefeito de Paulista, Severino Pereira Dantas, até que haja o julgamento final de um recurso de reconsideração que ainda tramita na 2ª Câmara do Tribunal, com relação à denúncia da contratação de falsos médicos pelo referido Prefeito.

Segundo a Procuradora, as contas de 2011 do prefeito só devem ser julgadas depois do desfecho final de um recurso de reconsideração sobre a contratação de falsos médicos, onde o prefeito foi condenado, mas, recorreu da decisão e que o referido recurso, ainda tramita na 2ª Câmara do TCE.