quarta-feira, 11 de setembro de 2013

DIREITO: Candidatos aprovados no concurso da Prefeitura de Paulista acionam a justiça para serem convocados, confira!

 

 

Os candidatos alegam que em seus lugares o prefeito mantém servidores contratados sem concurso e sem qualificação

Várias ações foram impetradas na justiça contra a Prefeitura Municipal de Paulista por candidatos aprovados no último concurso realizado em 2010 na cidade. As ações que tramitam na Comarca local pedem que a justiça obrigue o prefeito a convocar os aprovados na lista de reserva do certame.


Segundo dados da consulta processual do TJPB, Pelo menos três mandados de segurança com pedido de liminar, foram impetrados nos últimos meses pelos candidatos, JOSÉ ROMILDO FERREIRA, SÔNIA MARIA PEREIRA BARBOSA DA SILVA, e AILMA LIMA DE OLIVEIRA, ambos aprovados para o cargo de professor no último certame da Prefeitura de Paulista.


Os três referidos candidatos, foram aprovados para o cargo de professor no último concurso público de Paulista e alegam que em seus lugares estão trabalhando servidores contratos pelo prefeito com a alegação de excepcional interesse público, inclusive servidores sem nenhuma qualificação profissional para assumir o cargo de professor.


Contratar servidores sem concurso é expressamente proibido pela Constituição Federal, principalmente quando se tem aprovados em concurso público esperando pra serem convocados.


No final do ano de 2012 o prefeito de Paulista enviou um projeto de lei à Câmara Municipal pedindo autorização para criar mais vagas na reserva do concurso, entre elas, de professores, a Câmara aprovou o projeto, no entanto, o prefeito continuou contratando professores e dezenas de outros servidores sem concurso público para trabalhar no lugar dos concursados.


Segundo dados do SAGRES-PB e dos balancetes de Março, abril, Maio e Junho de 2013 da prefeitura de Paulista, o prefeito tem mantido entre, 18 e 20  professores contratados no lugar de candidatos concursados que esperam para serem convocados.


Ainda segundo dados dos balancetes, a Prefeitura também mantém contratados dezenas de auxiliares de serviços gerais no lugar de candidatos que foram aprovados no último concurso público, e, estão esperando para serem chamados.


Em 2011 o TJPB julgou inconstitucional a lei que autorizava o Município de Paulista a fazer contratos por tempo determinado e recentemente o TCE também julgou irregulares as contratações e orientou o prefeito a realizar concurso para preenchimento dos cargos.


Vale lembrar que o concurso de Paulista tem validade até o final de janeiro de 2014, se até lá os candidatos aprovados não foram convocados, perderão as vagas e terão que participar de outros concursos se quiserem ter um emprego píblico. 



Da redação com ASCOM

Nenhum comentário: