sábado, 14 de setembro de 2013

EXCLUSIVO: Processo que pode definir futuro político da prefeita de Pombal volta a tramitar no STF



Nesta sexta feira (13), o RE 758461 - RECURSO EXTRAORDINÁRIO impetrado pela prefeita de Pombal Polyanna Dutra, para tentar reverter a decisão do TSE que cassou o seu registro de candidatura nas eleições de 2012, voltou a ter movimentação depois de quase três meses parado no STF.

O recurso que tem a relatoria do Ministro TEORI ZAVASCKI entrou nesta sexta na fase de análise de repercussão geral no STF, se for aceito a repercussão geral neste caso, ao ser julgado o resultado valerá para todos os demais casos semelhantes que tramitam em todos os tribunais do país.

Entenda o que significa e a finalidade da repercussão geral:

FINALIDADES

          - Delimitar a competência do STF, no julgamento de recursos extraordinários, às questões constitucionais com relevância social, política, econômica ou jurídica, que transcendam os interesses subjetivos da causa.
          - Uniformizar a interpretação constitucional sem exigir que o STF decida múltiplos casos idênticos sobre a mesma questão constitucional.


NATUREZA E COMPETÊNCIA PARA O EXAME

          A existência da repercussão geral da questão constitucional suscitada é requisito necessário para o conhecimento de todos os recursos extraordinários, inclusive em matéria penal.
          Exige-se preliminar formal de repercussão geral, sob pena de não ser admitido o recurso extraordinário.
          A verificação da existência da preliminar formal é de competência concorrente do Tribunal, Turma Recursal ou Turma de Uniformização de origem e do STF.
          A análise sobre a existência ou não da repercussão geral, inclusive o reconhecimento de presunção legal de repercussão geral, é de competência exclusiva do STF.

Da redação com STF

Nenhum comentário: