quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Vereador e representante da EMATER de Paulista-PB participam da 2ª conferência Nacional desenvolvimento sustentável Solidário do Território do Médio Piranhas

O vereador Possidonio Fernandes (PSDB), participou como representante do Poder Legislativo de Paulista, da 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do Território Rural do Médio Piranhas que aconteceu nesta quarta, dia 31/07, na cidade de Belém de Brejo do Cruz-PB.


A EMATER de Paulista também esteve representada no evento pelo agrônomo Francimar Ferreira de Assis.


O objetivo central da 2ª Conferência é a construção do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, de forma participativa, envolvendo nesse processo representações das diversas instâncias de governo, além da sociedade civil organizada. Entre março a outubro de 2013 serão realizadas conferências territoriais, intermunicipais, municipais, estaduais, distrital, setoriais e livres.


Participaram do encontro, agricultores familiares, assentados da reforma agrária, camponeses, extrativistas, pescadores artesanais, quilombolas, povos e comunidades tradicionais, mulheres, jovens, representantes do poder público e da sociedade dos 16 municípios do território do médiopiranhas.


Os temas centrais discutidos na conferencia foram: Desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Brasil rural e fortalecimento da agricultura familiar e agronegócios, autonomia das mulheres rurais, autonomia e emancipação da juventude rural e promoção do etnodesenvolvimento (Diversidade Racial). 


Todos os temas debatidos serão inseridos num documento que servirá de base para elaboração de politicas nacionais que buscam principalmente, fortalecer a permanência do homem no campo, com qualidade de vida e dignidade, porém, respeitando e preservando o meio ambiente onde vive, para uso fruto as futuras gerações.  



Da redação cm ASCOM

Nenhum comentário: