terça-feira, 27 de agosto de 2013

Alunos da rede estadual de ensino da Paraíba terão aulas sobre trânsito



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Estado da Paraíba (Detran), promove seleção para 191 instrutores de trânsito, que ministrarão aulas teóricas no projeto “Jovem Educado Transita Bem”. O edital para contratação foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) da última sexta-feira (23), e as inscrições devem ser realizadas a partir de amanhã até 1º de setembro pelo endereço eletrônicowww.pjetb.pb.gov.br.

O projeto “Jovem Educado Transita bem” foi criado para atender a Resolução número 265/2007 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), com o objetivo de oferecer aulas teórico-técnicas de trânsito para alunos matriculados no 2º ano do ensino médio da rede estadual de ensino.


Na primeira fase as 191 vagas oferecidas para os instrutores de trânsito estão distribuídas da seguinte forma: 89 para Campina Grande, 65 para João Pessoa, 17 para Esperança, 13 para Cabedelo e sete para Santa Rita. 

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 5 de setembro de 2013 pelo site www.pjetb.pb.gov.br. A contratação dos instrutores será nos dias 6, 9, 10 e 11 de setembro na SEE. As aulas terão início no dia 13 de setembro e acontecerão sempre às sextas-feiras à tarde.

O curso terá carga horária de 90 horas/aulas divididas entre as disciplinas de Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Primeiros Socorros, Noções de Meio Ambiente e de Convívio Social no Trânsito e ainda Noções sobre o Funcionamento do Veículo de Duas e Quatro Rodas. As aulas serão ministradas pelos instrutores de trânsito selecionados pelo Detran e contratados pela SEE.

Ao término do curso, os alunos que obtiverem frequência igual ou superior a 75% receberão uma certificação do Detran e, quando forem tirar a Carteira Nacional de Habilitação, estarão isentos das aulas teóricas que seriam ministradas pelos Centros de Formação de Condutores (CFC’s). No entanto, estarão obrigados a participar do exame de legislação aplicado pelo Detran. 

O projeto, que representa um investimento de R$ 4,6 milhões, será quase todo custeado por recursos do Detran e deve ser lançado ainda neste semestre, beneficiando cercar de 15 mil alunos da rede estadual de ensino. 

Segundo o superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, a intenção é que, até 2015, o projeto seja expandido a toda rede estadual de ensino da Paraíba. Ele lembra que, além de formar os jovens estudantes paraibanos para um melhor comportamento no trânsito, o projeto “Jovem Educado Transita Bem” vai acelerar o processo de emissão da Carteira Nacional de Habilitação para os estudantes contemplados e diminuir os custos da CNH, considerando que eles estão dispensados das aulas teóricas nos Centros de Formação de Condutores.


Correio da Paraíba

Nenhum comentário: