sábado, 17 de agosto de 2013

NA TRIBUNA: Vereador da situação não aceita críticas e diz que a saúde de Paulista é exemplar; Já vereador da oposição diz que a saúde local ainda precisa melhorar muito

 
O vereador Possidonio Fernandes (Foto à esquerda), fez várias críticas à saúde de Paulista durante a sessão da Câmara Municipal nesta sexta (16).


O vereador Possidonio Fernandes iniciou seu discurso dizendo que a população de Paulista precisa tomar conhecimento de algo que ele considera absurdo, mas que está acontecendo na saúde local: muitos exames e cirurgias que podem ser feitos na cidade de Pombal, distante apenas 40 km de Paulista, estão sendo mandados pra João Pessoa, distante 400 km do Município, por opção da administração local. Ele citou como exemlo, exames especializados do coração que podem ser feitos no Centro de Cardilogia de Pombal , mas que são mandados pra João Pessoa.

O Parlamentar do PSDB disse que vem recebendo muitas reclamações da população em relação à saúde local, principalmente na demora para marcação de exames e cirurgias e por falta de médicos nos finais de semana. Afirmou que várias pessoas do Município disseram que esperam por até seis meses pra fazer determinados exames e se a doença for grave a tendência é se agravar, e, em alguns casos, o paciente termina morrendo por falta da assistência de prevenção.

Possidonio afirmou que mesmo não tendo pesquisa oficial, arrisca dizer que o alto índice de câncer no Município de Paulista é exatamente por falta de uma política de prevenção mais eficaz.

O vereador líder da oposição disse que faltam médicos nos PSFs e também no Hospital, principalmente nos finais de semana e que está precisando de iniciativas mais eficazes por parte do Município para realizar campanhas educativas e ações práticas pra levar a saúde básica até a população carente, principalmente na zona rural.

O vereador Possidonio ainda lembrou que durante a campanha de 2012, o prefeito local prometeu reabrir o centro cirúrgico do Hospital Emerentina Dantas pra que os nossos filhos voltassem a nascer em Paulista e pra realização de cirurgias eletivas, e que traria pra o Município, médicos especialistas em todas as áreas da saúde, o que até o momento, segundo o vereador, não aconteceu.

Ainda segundo o vereador, faltam em Paulista, médicos ginecologistas, pediatras, geriatras, otorrinos e cardiologistas pra cuidar das nossas crianças, mulheres e idosos que precisam recorrer a outras cidades e clínicas particulares pra conseguir uma simples consulta.

Já o vereador líder do prefeito na casa, Nilton Dantas Filho, não aceitou as críticas do colega da oposição e disse que a saúde de Paulista é considerada, exemplar e de classe “A”.

O vereador sobrinho do prefeito afirmou categoricamente que a saúde de paulista é exemplar e que o Hospital Emerentina Dantas está funcionando perfeitamente e ainda conta com RX e eletrocardiograma. Quanto ao funcionamento dos PSFs e postos de saúde, disse que todas as cinco unidades de PSF e postos de saúde estão funcionar diariamente e com equipes 100% completas, inclusive nas comunidades rurais.
O vereador da situação ainda afirmou que além da assistência da saúde local ser excelente, a prefeitura ainda mantém parceria com outros centros para realização de exames e cirurgias e que manda vários carros todos os dias com pacientes pra João Pessoa, Campina Grande, Sousa, Patos, Pombal e Mossoró.  
A vereadora Josefina Saldanha Veras (Foto), também se pronunciou e concordou com o vereador Possidonio sobre os problemas que ainda tem na saúde local, disse que a nossa saúde ainda precisa melhorar muito pra ser considerada de classe “A”.


 A vereadora ainda fez críticas à administração local sobre a manutenção e limpeza dos cemitérios públicos de Paulista, disse que nos dias dos pais o lixo e o mato tomavam de conta do cemitério São José e solicitou providências por parte da prefeitura local.



Da redação com ASCOM

Nenhum comentário: