quarta-feira, 26 de março de 2014

Prefeitos têm até 2016 pra cumprirem meta do Plano Nacional de Educação e colocarem todas as crianças de 4 a 5 anos na escola

 
 Imagens internet


Levantamento feito em 2010 mostra que em Paulista aproximadamente 750 crianças nessa faixa etária estavam fora da pré escola 


Os prefeitos brasileiros têm até 2016 pra cumprirem a meta nº 1 do Plano Nacional de Educação que determina que todas as crianças de 4 a 5 anos de idade devem está matriculadas na pré escola,seja em creches ou na escola normal.

Pra garantir que essa determinação seja cumprida, o Ministério Público da Paraíba, responsável pela fiscalização da educação de crianças e adolescentes está promovendo audiências públicas com gestores, vereadores e conselhos tutelares de todos os Municípios com o objetivo de levar todas as informações pertinentes à causa.

Nessa terça, dia 25/03/2014, uma equipe de Paulista, composta por conselheiros tutelares, vereadores e gestores da educação, participaram de reunião no Fórum de São Bento com o promotor das duas cidades, Dr. Bruno Leonardo, com a promotora do CAOP na Paraíba e ainda uma auditora do TCE-PB.

Na oportunidade, tanto os promotores como a representante do TCE, deixaram claro que os gestores já têm conhecimento dessa obrigação e deverão cumprir a risca a referida meta, sob pena de serem penalizados criminalmente e administrativamente. 

Os promotores enfatizaram também que os gestores municipais terão até o ano de 2020 para ofertar vagas na rede municipal de creches, para crianças de 0 a 3 anos, no percentual de 50%, tanto na zona urbana como na rural.

A meta do Plano nacional de Educação também determina que essa oferta de vagas para o ensino infantil seja de qualidade e continuada, com professores qualificados.

A representante do TCE explicou e alertou que para que o gestor possa cumprir essa meta na educação infantil do seu Município, ele tem que se planejar, ou seja, deve realizar um estudo em todo o Município sobre a atual situação de crianças que estejam fora da escola e já colocar as dotações de recursos para o setor, nas peças de orçamento municipal que devem ser encaminhados para apreciação e votação nas Câmaras Municipais até julho deste ano. 

Da redação com ASCOM

Nenhum comentário: