sexta-feira, 25 de maio de 2012

HEMENAGEM: Projeto de Lei cria o Dia Municipal do Vaqueiro em Paulista-PB

O vereador Possidonio Fernandes apresentou na sessão desta sexta, dia 25/05, um projeto de Lei do Legislativo que cria o Dia Municipal do Vaqueiro no Município de Paulista-PB.

O Dia Municipal do Vaqueiro, de acordo com  o Projeto, será comemorado no dia 12 de julho, a data é em homenagem ao nascimento do vaqueiro, tropeiro e contador de histórias, João Laurentino de Lucena que nasceu e viveu toda sua vida no Sítio Orondongo em Paulsta.

A idéia para homenagear os vaqueiros de Paulista e o cidadão João Laurentino de Lucena, partiu do Senhor Pedro Moura e está sendo concretizada através do projeto do vereador Possidonio Fernandes.

Veja a justificativa do projeto:


JUSTIFICATIVA

O presente Projeto de Lei homenageia todos os vaqueiros do Município de Paulista, através do vaqueiro e contador de histórias, João Laurentino de Lucena que nasceu no dia 12 de julho de 1.900 no Sítio Orondongo Município de paulista-PB, onde também viveu toda sua vida. João Laurentino era um contador de histórias. Na sua velhice vivia relatando fatos ocorridos no passado. Contava que conheceu a cidade de Paulista quando ainda tinha apenas nove casas, lembrava-se da primeira feira livre ocorrida nesta localidade no ano de 1.909 que teve a participação de 42 pessoas, já na segunda feira livre, teve a presença de 60 pessoas, sempre estava contando fatos e histórias dessa natureza. Foi um tropeiro que percorreu grandes distâncias transportando alimentos para o comércio local do Cariri Cearense, de Mossoró-RN e também para cidade de Soledade-PB, tudo em lombo de burros. Foi um autêntico vaqueiro do gibão, amansando gado na mata e também praticava a agricultura para ajudar na sobrevivência da família.

A presente homenagem tem o objetivo de homenagear todos os vaqueiros do Município de Paulista, a idéia partiu do senhor Pedro Francisco de Moura, paulistanse e também morador do Sítio Orondongo.  Seu Pedro Moura como é conhecido por toda população de Paulista, é um grande admirador da profissão de vaqueiro e não poderia ser em outra data, se não o dia 12 de julho, data de nascimento desse grande paulistense que dedicou a vida inteira à profissão de vaqueiro do gibão, tropeiro, agricultor e também contador de histórias que foi João Laurentino de Lucena.

O Vaqueiro é um homem rústico, corajoso e forte como a baraúna, é o trabalhador da caatinga, que vive a enfrentar os seus perigos para cuidar do gado. Sua lida diária é intensa, montado a cavalo patrulha a fazenda certificando-se da segurança do gado solto, em terrenos extensos, arrebanhando-o aos currais para a contagem e marcação com ferro quente, que leva a marca do fazendeiro.
No período da seca, o vaqueiro tange o gado em longas viagens à procura de água para saciar a sede do rebanho. Quando a seca aperta, ele enfrenta os espinhos de xiquexiques e mandacarus, corta o caule, queima para amolecer os espinhos e serve aos animais.
Para enfrentar o perigo entre os espinhos e pontas de paus da caatinga, o vaqueiro veste o gibão, sua armadura. O gibão é uma roupa feita de couro cru e curtida, que seca ao sol. O processo de curtir o couro é primitivo, deixando a cor de ferrugem e um forte cheiro característico. O gibão não é só a proteção, ele também carrega consigo uma simbologia muito forte. Para os vaqueiros com mais essência, é motivo orgulho. A indumentária do vaqueiro é composta de guarda-peito, luvas, perneiras, alpercatas ou botinas, chapéu e gibão – o casacão de couro que também dá nome a todo o traje.

O aboio é o canto que caracteriza o vaqueiro, quando abóia para conduzir o gado, transmitindo seus sentimentos, cantando em versos pelas festas de gado, seu universo lúdico e trágico, remetendo-nos ao cântico saudoso dos mouros.


Um comentário:

Unknown disse...

É isso ai Vereador, parabéns pelo projeto, acho muito válida essa iniciativa. A lembrança do senhor João Lourentino como Homenageado também é muito iuportante. Eu mesmo tive, quando criança, a oportunidade de escultar algumas de sus histórias.
Se não me falha a memória, parace que uma vez eles caminhou de Mossoró a Paulista com um saco de Sal na cabeça. Isso não era um Homem mais uma máquina.
O senhor Pedro Moura que acho que é genro de João Laurentino, não podia ter escolhido uma maneira melhor de Homenagear o sogro. parabens.
Agora vai um pegunta, ainda existem vaqueiros nesta matas da região?