segunda-feira, 14 de maio de 2012

Descaso: Após um ano e dois meses da criação da Secretaria de Esportes de Paulista, população denuncia a falta de apóio ao esporte local


Após passar um ano e dois meses que os vereadores aprovaram a criação da Secretaria Municipal de Esportes e Laser do Município de Paulista-PB, o prefeito local ainda não nomeou um secretário para assumir a pasta, considerada essencial para o desenvolvimento do esporte amador de Paulista.

Na semana passada, a empresária "Lia do Salão" que mantém um importante projeto voluntário de incentivo a jovens carentes de Paulista para prática de esportes, principalmente o futebol de campo, procurou a Prefeitura Municipal para pedir apóio ao seu projeto,
tendo em vista que o número de jovens beneficiados com a ação voluntária tem crescido muito na cidade, mas, a resposta da Prefeitura foi que não podia ajudar porque não existia secretaria ou secretário de esportes no Município.

A referida empresária procurou a nossa reportagem para saber informação a respeito do assunto. Na manhã desta segunda, dia 14/05/2012, fomos até a Câmara Municipal e constatamos que a Secretaria de Esportes de Paulista foi criada desde março de 2011 pela Câmara Municipal que aprovou por unanimidade o projeto de lei enviado pelo prefeito.

A nossa reportagem também apurou que existe dotação orçamentária, aprovada em 2011, pela Câmara Municipal, com recursos para o orçamento de 2012 da Prefeitura, destinando recursos para a Secretaria de Esporte.

Descobrimos também que já foi nomeado pelo Prefeito Severino Pereira Dantas, três diretores para a pasta do esporte. Os diretores nomeados pelo prefeito assumem cargos comissionados com salários de até 1.200 reais pagos com recursos do esporte, nossa reportagem só não encontrou os locais onde trabalham os diretores nomeados pelo prefeito.

A reportagem do Paulista em Destak também descobriu, através dos balancetes da Prefeitura que existem recibos e notas fiscais do mês de março de 2012, no valor de mais de 4 mil reais de compra de bolas e outros matérias esportivos para distribuição com o esporte local, só que a compra está em nome da secretaria de Educação do Município.

Projetos importantíssimos como o de Lia do Salão e outros, que apóiam o esporte amador de Paulista e busca tirar as crianças e adolescentes do mundo das drogas e colocá-los em um novo contexto social, poderão parar, ou mesmo acabar por falta de ajuda e compromisso do Município com o desenvolvimento do nosso esporte amador.

A Câmara Municipal fez a sua parte ao aprovar a criação da Secretaria de Esporte desde março de 2011, mas depois de passar mais de um ano e dois meses, está claro que a mesma foi criada com um único objetivo, servir de cabide de empregos para beneficiar parentes e amigos do prefeito local.

Da redação com Câmara Municipal
  

Nenhum comentário: