quinta-feira, 1 de março de 2012

Descaso ambiental: IBAMA autua Paulista e outras prefeituras do sertão por jogarem esgoto no Rio Piranhas

Agentes ambientais federais do Ibama autuaram o município de São José de Piranhas, com multa de R$ 50 mil, pelo lançamento de esgoto sem tratamento em afluentes do Rio Piranhas-Açu, no sertão da Paraíba, durante a Operação Rios Federais, realizada na última semana.

O autuado tem prazo de 20 dias a partir do recebimento da autuação para apresentar defesa ao Ibama. 
A autuação do município de São José de Piranhas resultou da constatação do lançamento do esgoto in natura nos Riachos da Barrajinha e das Varas, na área urbana do município, e também da presença de pocilgas e lançamento de lixo doméstico nas margens desses mesmos afluentes do Rio Piranhas-Açu, que é um rio federal devido ao seu curso abranger não só a Paraíba, mas também o estado do Rio Grande do Norte.

A operação, que coibiu a degradação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e outros crimes ambientais ao longo do Rio Piranhas-Açu no estado da Paraíba, resultou na aplicação de cinco autos de infração, totalizando R$ 68 mil em multas, e embargou atividades em quatro empreendimentos que ocupavam irregularmente, com edificações ou extração mineral, áreas protegidas pela legislação ambiental vigente.

No estado da Paraíba, a primeira etapa da Operação Rios Federais abrangeu os municípios de Aparecida, Cajazeiras, Nazarezinho, Paulista, Pombal, São Domingos de Pombal e Sousa, na Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açu.

As APPs tem grande importância para a qualidade ambiental e para a segurança da população. Enchentes, deslizamentos de encostas e outros acidentes naturais, em geral, ocorrem ou são agravados quando a vegetação nativa das APPs é suprimida ou degradada.

Entre as APPs, comumente chamadas de áreas de risco quando ocorrem os desastres naturais, figuram as margens de nascentes, de cursos d'água e de reservatórios, áreas com declividade superior a 45º, topos de morros, e as vegetações fixadoras de dunas.

Fonte: PaulistaPB.net com Sertão Informado e Ascom

Um comentário:

Unknown disse...

Esse é um assunto que já deveria ter sido resolvido há muitos anos. Não somente Paulista mas todas as ciodaddes as margens do Rio Piranhas, já deveriam ter o seu sistema de esgoto tratado. Pa ra quem cresceu as margesn do Rio Piranha sabe a impotância deste para a região. Afinal de contas esse é um dos poucos Rios perenes no Nordeste e porque não mante-lo limpos. A população também deve ser conscientizada da importância de manter o Rio Limpo. Se todos se mobilizarem neste sentido, poderemos mater-lo vivo. Do contrário os nossos filhos e netos podem não poder desfrutar desta riquesa no futuro. Espero que a ação do IBAMA seja firme e as coisas mudem a partir de agora. Também acho que as barracas do Rio em Pombal e paulista, São bento etc, devem ser monitoradas e exigir delas ou das prefeituras a coleta de lixo. Do contrário esse lixo só aumenta a poluíção do nosso Piranhas. Trabalhem juntos para mante-lo limpo.