sexta-feira, 23 de novembro de 2012

IFPB reabriu as inscrições do Processo Seletivo dos Cursos Técnicos (PSCT 2013) para contemplar os alunos beneficiados com a nova lei das cotas

Perguntas e Respostas sobre o PSCT 2013

Esclareça suas principais dúvidas sobre o novo edital
- O IFPB reabriu as inscrições do Processo Seletivo dos Cursos Técnicos (PSCT 2013) para contemplar os alunos beneficiados com a nova lei das cotas, regulamentada no último dia 15 de outubro. O que mudou em relação ao edital antigo?
No edital anterior, o IFPB já reservava cotas para alunos oriundos de escolas públicas, Portadores de Necessidades Especiais, e no caso do Campus Sousa, para candidatos moradores de Assentamentos da Reforma Agrária. O que muda com a nova lei é apenas a divisão das vagas para alunos egressos de escolas públicas. A partir de agora, os candidatos que optaram por disputar as vagas destinadas aos alunos da rede pública podem optar também por mais uma cota: a cota reservadas para pretos, pardos e indígenas ou aquelas destinadas aos candidatos com renda per capita inferior, igual ou superior a 1 salário mínimo e meio. Caso o candidato seja aprovado, ele deverá comprovar que atende aos critérios raciais ou sociais no momento da matrícula.
Não houve mudança nas inscrições dos candidatos que optaram pelas cotas para Assentados de Reforma Agrária e para Portadores de Necessidades Especiais.
- Quem já estava inscrito, precisa se inscrever novamente?
Não. O candidato que já fez a inscrição e optou pela cota reservada para alunos das escolas públicas deve entrar no sistema de acompanhamento da inscrição, na página da Compec e alterar sua inscrição para concorrer às vagas das cotas, caso se enquadre aos critérios raciais ou sociais.
- O que acontece se o candidato não fizer essa modificação?
O candidato que não solicitar a reopção de cotas é automaticamente incluído nas vagas de ampla concorrência.
- Para quem ainda não estava inscrito no processo seletivo, é possível fazer a inscrição até quando?
As inscrições são feitas na página da Compec até dia 30 de novembro. O valor da taxa de inscrição é de 50 reais para os cursos técnicos integrados e 40 reais para os cursos técnicos subsequentes. Os candidatos oriundos de escolas públicas, participantes do programa bolsa família ou que possuem renda familiar de até R$ 1.637,11 podem solicitar isenção da taxa de inscrição até o dia 19 de novembro. No entanto, o candidato deverá apresentar documentos e protocolar a solicitação na Unidade Sede nesse mesmo período.
- E se o candidato não tiver acesso à internet?
O Campus Sousa montou uma estrutura na biblioteca da Unidade Sede para atender os candidatos interessados em se inscrever no Processo Seletivo para os Cursos Técnicos (PSCT 2013) e que não possuam acesso à internet. Uma equipe de funcionários está à disposição da comunidade durante todo o período de inscrição, nos horários de 07h00 as 11h00 e das 13h00 as 17h00. Os servidores estão aptos a auxiliar na inscrição do candidato, bem como tirar dúvidas sobre documentação, isenção e cotas.
- Qual a data da realização da prova?
A prova será aplicada em 23 de dezembro. A partir do dia 14 de dezembro o candidato já pode entrar na página da Compec e conferir o local que ele irá fazer a prova. 
- Quais os cursos oferecidos pelo IFPB/Campus Sousa?
No Campus Sousa, são ofertadas 290 vagas, distribuídas para os cursos integrados nas áreas de Agroindústria, Meio Ambiente, Informática e Agropecuária, destinados a alunos que concluíram o 9º ano do Ensino Fundamental. 
Na modalidade subsequente, para quem concluiu o Ensino Médio, há oportunidades para Agropecuária e Informática e ainda, Segurança do Trabalho na modalidade Educação a Distância (EaD).

O novo edital já com a redistribuição das vagas para os cursos presenciais está disponível aqui.
Nesse link você acessa o edital para o Curso Técnico de Segurança do Trabalho na modalidade de Educação a Distância .

Mais informações pelos telefones 3522 2727/ 3556 1029

DA REDAÇÃO COM IFPB

Nenhum comentário: