quinta-feira, 22 de novembro de 2012

FATO HISTÓRICO: Joaquim Barbosa asume presidência do Supremo Tribunal Federal

Ministro tomou posse no STF na tarde desta quinta-feira em cerimônia com Dilma Rousseff
O ministro Joaquim Barbosa tomou posse por volta das 14h30 desta quinta-feira (22) no Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)  

O fato é histórico, pois, Joaquim Barbosa, de 58 anos, é o primeiro negro a assumir a presidência do STF. Ricardo Lewandowsky tomou posse como vice.

Entre os covidados, cerimônia contou com a presença da presidente Dilma Rousseff, que ficou sentada em uma cadeira ao lado no novo presidente do STF.

Falando da importância de Joaquim Barbosa como presidente do STF, o ministro, Luiz Fux, classificou o ministro com um homem de “cultura”, “coragem” e de muita “honradez”.

Joaquim Barbosa assume a presidência do STF em virtude da aposentadoria do ministro Ayres Brito, que completou 70 anos de idade no último domingo (19).

 Em discurso de forma mais informal, Barbosa disse que a sociedade está em fraca evolução, mas, “nem todos os brasileiros são tratados de forma iguais”.

O presidente do STF disse que hoje se pode dizer que existem instituições sólidas submetidas cada vez mais a observação da sociedade, outras nações e da comunidade jurídica internacional

Barbosa defendeu que é preciso reforçar a maior independência do juiz “para evitar aproximação do poder político dominante” e exercer de forma eficiente sua missão.

“O juiz deve ter presente caráter necessariamente laico em sua missão constitucional para que suas convicções e crenças mais íntimas não contaminem as suas atividades”, disse Barbosa, que acrescentou ainda:

“Pertence definitivamente ao passado a figura do juiz que se mantém distante, indiferente e alheio aos valores fundamentais e aos anseios da sociedade na qual ele está inserido”, afirmou.
 
 
MaisPB

Nenhum comentário: