quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Tribunal de Contas da Paraíba mantém condenação de prefeito do Sertão por contratação de falsos médicos

Gestor terá que devolver aos cofres públicos quase 100 mil reais em débitos e mais 49 mil em multas




A Segunda Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba, em sessão realizada nesta terça, dia 17/12/2013, manteve em grau de recurso a condenação do prefeito da Cidade de Paulista, Severino Pereira Dantas, pela contratação irregular de seis falsos médicos que atuaram no Hospital do referido Município nos anos de 2009, 2010 e 2011.

Os seis estudantes de Medina foram contratados pelo Município para trabalhar no Hospital Municipal Emerentina Dantas, dando plantões de 24 horas e realizando procedimentos como se fossem médicos habilitados. A secretária de saúde do Município na época era uma filha do prefeito que confirmou em depoimento na Câmara Municipal que a administração não conferiu no Conselho Regional de Medicina se os supostos médicos tinham registro, nem exigiram diplomas.

A denúncia foi feita em 2011 no Tribunal de Contas do Estado pela Câmara de vereadores da cidade que abriu uma CPI e concluiu em relatório final, pela ilegalidade das contratações e pela negligência dos gestores ao contratar profissionais em uma área tão sensível como é a saúde pública, sem tomar os devidos cuidados.

O Tribunal ainda decidiu pela imputação de débito ao atual Prefeito de Paulista no valor de aproximadamente 99 mil reais e multas no valor de 49 mil, perfazendo o montante de 148 mil reais que deverão ser devolvidos aos cofres públicos no prazo de 60 dias, segundo decisão da 2ª Câmara do TCE-PB.


Da redação com ASCOM

Nenhum comentário: