segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Estudante da cidade de Paulista - PB é destaque nacional nas olimpíadas escolares do OBMEP

Na VI Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada em 2010, cuja lista de premiados foi divulgada no final de novembro último, a Paraíba teve, pela segunda vez consecutiva, um bom desempenho: conquistou 2 (duas) medalhas de ouro, 7 (sete) medalhas de prata, 18 (dezoito) medalhas de bronze e 131 (cento e trinta e uma) menções honrosas.

Os estudantes paraibanos contemplados com medalhas de ouro foram: Wandeson Ferreira de Almeida e Joemerson de Oliveira Maia. O primeiro é aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido de Assis Queiroga, da cidade de Paulista, no Sertão paraibano, enquanto o outro é de João Pessoa e estuda na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Ana Cristina Rolin Machado.

As provas realizaram-se em duas etapas, nos meses de junho e setembro passados, e contaram com a participação de quase 20 milhões de alunos inscritos de 44.717 escolas brasileiras. Na Paraíba, foram quase 400.000 estudantes inscritos de todas as regiões paraibanas.

Participam da OBMEP os estudantes matriculados em escolas públicas municipais, estaduais e federais. As provas dessa competição são divididas em três níveis: nível 1- para alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental; nível 2- para alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental, e nível 3- para alunos da 1ª a última série do ensino médio.

Na Paraíba, o aluno com melhor desempenho nacional foi Wandeson Ferreira de Almeida, de 9 anos, que cursou o 6º ano (antiga 5ª. série) do ensino fundamental, conseguindo a 106ª posição dentre mais de 6 milhões de estudantes desse nível. Ele é o estudante paraibano e provavelmente brasileiro mais jovem a ganhar medalha de ouro em uma competição nacional. Segundo a sua mãe, Professora Jonilda, ele começou a estudar com 2 anos de idade. Quem sabe pode estar nascendo uma bonita estrela!

A OBMEP é a maior olimpíada de matemática do mundo e abrange 99,16% dos municípios brasileiros. Todos os ganhadores de medalhas da OBMEP 2010 que não tenham concluído o ensino médio serão contemplados também com uma bolsa de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), como também passarão a receber aulas de matemática, com orientação da OBMEP, nos seus respectivos estados pelo mesmo período de duração da bolsa. Os estudantes ganhadores de medalhas da OBMEP e OBM 2010, ao ingressarem na universidade, também passarão a receber uma bolsa do CNPq.
 
Fonte: É Sertão.

Nenhum comentário: