sábado, 15 de maio de 2010

Em audiência pública com o Secretário de Saude de Paulista, Vereadores exigem a limpeza da Ruas da Cidade para evitar o aumento dos casos de dengue



PSF 3




























A Câmara municipal de Paulista-PB, realizou nesta sexta-feira, dia 14/05, uma audiência pública com a presença do Secretário de saúde do Município, Abraão Xavier de Sousa, além de agentes de saúde e agentes de combate a endemia de Paulista. A pauta principal da audiência foi o elevado número de casos suspeitos de dengue na Cidade, inclusive dengue hemorrágica.

Durante a reunião, os vereadores sabatinaram o Secretário de saúde Municipal, e mostraram um acervo de aproximadamente 60 fotos de Ruas da Cidade, completamente cobertas de matos e lixo, além de muita água limpa e parada, ambiente propício para a proliferação do mosquito da dengue. Fotos do prédio onde funciona o PSF 3(Programa Saúde da Família), denuncia o descaso com a limpeza pública.

Segundo o Vereador Possidonio, que tirou as fotos, a Secretaria de saúde do Município precisa urgentimente fazer um mutirão para limpar a cidade, porque segundo o Parlamentar, não adianta os agentes visitarem as casas, ao mesmo tempo em que nas ruas se acumula lixo, mato e água parada.

Durante toda a reunião, os Vereadores Possidonio Fernandes e Maria Laurenice, apresentaram dados do Governo federal, mostrando o volume de recursos repassados para o Município de Paulista na área de saúde. Segundo os vereadores, se estes forem aplicados de forma correta, a população não precisará recorrer a outros municípios para resolver os problemas de saúde.

O Secretário Abraão Xavier, apresentou dados da Secretaria de saúde, salientando que já houve muitas conquistas na área de saúde em sua administração e que muitos projetos estão sendo elaborados e em breve serão executados na Cidade, para a ampliação dos serviços básicos de saúde e ainda a implantação de várias especialidades que o Município necessita.

O Secretário Municipal de saúde reclamou da falta de recursos e convênios por parte do Governo do Estado, para com o Município de Paulista, adiantando que espera que o estado resolva várias solicitações de convênios feitas pela secretaria de saúde de paulista há vários meses e até agora não houve resposta por parte do Estado.

Dos oito vereadores presentes na audiência, apenas os vereadores Possidonio Fernandes, Maria Laurenice, Josefina Saldanha e Nilton Dantas, participaram do debate com o Secretário e os agentes de saúde.

O Presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde e Agentes de Endemia, Eudes, usou da palavra para cobrar do Secretário de Saúde e do Prefeito Severino Pereira Dantas, a efetivação da categoria.

Segundo o Presidente, foi uma promessa do Prefeito e do Secretário que até o Mês de Junho de 2010 estaria enviando o projeto de efetivação dos agentes para a Câmara Municipal, como ainda está dentro do prazo prometido pelo o prefeito, o presidente disse que estava apenas relembrando aos mesmos.

No final da audiência, o Vereador Possidonio Fernandes pediu ao Secretário de Saúde que acionasse o prefeito Municipal pedindo providências urgentes no sentido de mandar limpar as ruas da cidade, retirando o mato, o lixo e providenciando o escoamento das águas paradas para evitar que a dengue continue causando vítimas na Cidade. Da parte dos Vereadores, os mesmos se comprometeram de enviar requerimentos ao chefe do Executivo Municipal, pedindo que tome providências para a solução do problema.

Nenhum comentário: