segunda-feira, 4 de julho de 2011

Jornal Correio da Paraíba destaca o desejo de vingança de ex prefeitos contra os atuais: Ex-prefeitos se sentem traídos e prometem vingança nas eleições 2012

A campanha eleitoral de 2012 só terá início após as convenções partidárias previstas para junho, mas os pretensos candidatos estão se articulando a todo vapor nos municípios. Mas o que mais chama a atenção é o intuito de vingança de ex-prefeitos que elegeram seus sucessores, se consideram traídos e romperam com os mesmos.

São vários casos na Paraíba. Para os ex-prefeitos que se consideram traídos, é questão de honra derrotar os atuais que vão para a reeleição, ou os candidatos daqueles que estão terminando o segundo mandato.

O cenário de vingança está projetado em municípios como São Bento, Mari, Duas Estradas, São José de Espinharas, Riachão do Poço, Santa Terezinha, João Pessoa, Bayeux, Riacho de Santo Antônio e Paulista, entre outros.

Vamos aqui destacar dois casos de cidades do auto sertão paraibano, São Bento e Paulista.

São Bento
Galego e Marcio

Prefeito e deputado estadual ambos do PMDB, travam “guerra”

Em São Bento, o deputado estadual Márcio Roberto, que foi prefeito duas vezes, apoiou a eleição e a reeleição do atual prefeito, Jaci Severino de Souza, conhecido como Galego de Souza. Os dois estão em “pé de guerra”.

Mas os desentendimentos foram inevitáveis e os dois estão rompidos. Hoje, Galego de Souza e Márcio Roberto travam uma briga interna no PMDB pelo comando do partido. Márcio se diz traído pelo prefeito e promete que vai derrotá-lo politicamente nas próximas eleições.

O deputado já decidiu que seu filho, Jullys Roberto, que tem 22 anos, será candidato a prefeito para derrotar o candidato do prefeito, que pode ser um sobrinho chamado Genilton, ou John Lúcio, que é primo do ex-prefeito Milton Lúcio. Só que Milton Lúcio é rompido com o primo e apoiará a candidatura de Jullys.

Na tentativa de ficar com o comando do PMDB, o prefeito Galego de Souza solicitou ao diretório estadual a dissolução do diretório municipal, comandado por Márcio Roberto, alegando falta de ética do deputado, no apoio político que ele está dando ao governador Ricardo Coutinho (PSB). Márcio rebate e diz que vai provar que o Gelego de Souza está cometendo infidelidade partidária.


Em Paulista 


Sabiniano e Severino
 
Após administrar o Município de Paulista por três vezes, o ex-prefeito Sabiniano Fernandes de Medeiros apoiou a candidatura do prefeito Severino Pereira Dantas. Os dois permaneceram aliados por algum tempo. Mas o prefeito tomou gosto pelo cargo.

Após algum tempo, rompeu com o ex-prefeito, demitiu todos os nomes que ele tinha indicado para a Prefeitura e formou seu próprio grupo. Agora, Sabiniano fala em se candidatar ou apoiar outro candidato a prefeito pela oposição para evitar que Severino ou alguém ligado a ele seja eleito. Ou seja: ele quer tomar a prefeitura de volta. 

Dos quatro vereadores eleitos pela coligação do atual prefeito, dois acompanharam o ex prefeito Sabiniano e hoje fazem parte da bancada oposicionista, ou seja, Sabiniano conseguiu rachar a meio a bancada do atual gestor que ficou com dois parlamentares.

Já Severino tem usado todas as “armas” possíveis para arrastar adesões e compensar os votos perdidos com o rompimento com o ex Prefeito Sabiniano Fernandes.

Depois da campanha de 2010, o prefeito passou a distribuir cargos do Município e do Estado e conseguiu o apoio do grupo ligado ao ex prefeito Dr. Abinete Vieira e do ex vereador Novinho de Cândido.

  Editado pela redação com Jornal Correio da Paraíba e Wellington do Valle.

Nenhum comentário: