sexta-feira, 8 de julho de 2011

Em Paulista-PB: CPI do Nepotismo conclui que pelo menos 20 parentes do Prefeito, do vice e de Secretários foram contratados irregularmente em 2009 e 2010

Em sessão extra ordinária realizada nesta sexta, 08/07, a Câmara Municipal de Paulista-PB, aprovou por seis votos a um, em primeira votação, o relatório final da CPI do Nepotismo que foi criada para investigar a contratação de parentes do Prefeito, Vice Prefeito e Secretários Municipais para ocuparem cargos na Administração Municipal.

Num relatório de 28 páginas, a relatora da CPI do Nepotismo, vereadora Maria Laurenice de Oliveira (PR), concluiu que o Prefeito de Paulista, Severino Pereira Dantas, seu vice, Severino Moura de Lima e vários Secretários Municipais, vinham praticando nepotismo na Administração Municipal desde Janeiro de 2009.

Segundo o relatório, desde o mês de janeiro do exercício financeiro de 2009 até a competência de dezembro de 2010, estima-se que os cofres municipais beneficiaram pelo menos 20 (vinte) parentes diretos ou indiretos dos investigados, com uma estimativa de gasto na ordem R$ 431.249,56 (Quatrocentos e trinta e um mil duzentos e quarenta e nove reais e cinqüenta e seis centavos).

Dentre os parentes do Prefeito, Vice-Prefeito e dos Secretários beneficiados com a prática do nepotismo em Paulista, segundo o relatório da CPI, estão: Filhos, irmãos, sobrinhos, cunhados, genro, sogra, entres outros parentes de 1º, 2º e 3º graus.

Parentes aprovados no último Concurso 

A CPI ainda apurou, segundo o relatório, que foram aprovados no último concurso público da Prefeitura de Paulista, pelo menos, 16 (Dezesseis) parentes diretos do Prefeito municipal (02 filhas, 07 sobrinhos consangüíneos, 03 sobrinhos por afinidade, 02 genros, 02 irmãos), sendo que dos dezesseis, 11 (onze) já foram nomeados, e desses onze 05 (cinco) estavam entre os nomes de parentes contratados irregularmente e maculados pela pecha do nepotismo, e mais cinco estão na lista de espera.

 A CPI ainda concluiu que também foi aprovado no mesmo concurso público, 02 (duas) filhas do Vice-prefeito que faziam parte dos servidores contratados no ano de 2009 e 2010. 

O relatório final da CPI do nepotismo de Paulista, concluiu que o Prefeito Severino Pereira Dantas, seu vice, Severino Moura de Lima e vários secretários do Município, cometeram, em tese, em razão da prática do nepotismo e dos ilícitos cometidos, crime de responsabilidade, improbidade administrativa e infração político administrativa.

O relatório final da CPI do Nepotismo, ainda deve sofrer a sua segunda votação na próxima semana, na Câmara Municipal de Paulista.

Mais detalhes sobre a CPI, na próxima semana...

Da redação com Câmara Municipal.

Nenhum comentário: