domingo, 19 de junho de 2011

Crime ambiental: Lixão da Cidade de paulista amanhece queimando, ação criminosa ajuda a poluir ainda mais o meio ambiente e aumentar o efeito estufa


Ao mesmo tempo em que os ambientalistas, entidades e comunidade científica do mundo inteiro alertam sobre o aquecimento global, não é raro encontrar pessoas incompetentes que ainda desconhecem ou ignoram o problema e a própria Lei e insistem no hábito de eliminar o lixo ou se livrar de parte do acúmulo do mesmo, colocando fogo em lixões das Cidades.

Foi o que aconteceu neste domingo em Paulista. Alguém ainda não identificado foi até o lixão da cidade e pôs fogo, o crime ambiental aconteceu logo cedo, nas primeiras horas da madrugada.

O ato é irresponsável e coloca em risco, inclusive propriedades que se limitam com o terreno do lixão, que fica a aproximadamente dois KM da Cidade.

A fumaça expelida pelo lixo queimado é formada de gás carbônico e a sua concentração na atmosfera é uma das grandes responsáveis pelo aumento do efeito estufa e do aquecimento do planeta. Além disso, também traz problemas para a saúde humana, como alergias, doenças respiratórias e dermatológicas.

Devido ao vento, a nuvem de fumaça acabou atingindo alguns bairros da Cidade, houve muita revolta de moradores, principalmente de mulheres que estavam com roupas estendidas para secar.


Não é a primeira vez que fato como este acontece em Paulista, por várias outras vezes puseram fogo no lixão da Cidade.

Além da Lei Federal, sancionada pelo Presidente Lula em 2010, existe uma Lei Municipal em Paulista, também aprovada em 2010 que proíbe a queima de qualquer tipo de resíduos sólidos, seja na zona urbana, em terrenos baldios ou quintais, ou mesmo em lixão da Prefeitura.

Da redação com informações de moradores.

Um comentário:

Unknown disse...

Pessoal hoje em dia isso nào deveria mais acontecer. Isso é realmente um situação de descaso com a saúde pública. porque nao existe um trabaldo por parte dos governantes para deminuir a poluíção. Um aterro sanita'rio como manda a lei resolve o problema e o invetimento não dve ser tào alto assim.