domingo, 12 de fevereiro de 2012

12 cidades do Sertão receberão R$ 35 milhões para saúde, Paulista ficou de fora

 Hospital Emerentina Dantas

Na manhã dessa quinta-feira (09), uma reunião com comissões de várias cidades paraibanas firmou um convênio para o fortalecimento dos procedimentos de média e alta complexidade da área da saúde.

Mais de R$ 35 milhões foram conseguidos para esse projeto pelo Governo do estado, no Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).


Esse recurso será repassado para 37 municípios, mais a SES, para aumentar o teto financeiro da Saúde.

As cidades do Sertão que irão receber os recursos serão Cajazeiras, Coremas, Ibiara, Juru, Marizópolis, Nova Olinda, Patos, Pombal, Princesa Isabel, São Bento, São Domingos de Pombal e São José de Caiana.

Vários serviços serão fortalecidos com esse recursos, como maternidade infantil e obstetrícia e rede de apoio ao diagnóstico, como tomografias e ressonâncias.

O secretário da SES, Waldson Dias de Souza, afirmou que foi um recurso destinado somente para o Estado da Paraíba. A SES e as secretarias municipais de Saúde poderão oferecer melhores serviços de média e alta complexidade para a população, principalmente com relação a cirurgias neurológicas e cardíacas infantis.

A pesar de Paulista ser declarada pelo Governo do Estado como prioridade na área da saúde, não foi incluida na relação dos recursos, até agora só foi contemplada com apenas 150 mil reais para o Hospital Emerentina Dantas, o que, segundo o próprio prefeito local, não dar para resolver o problema do Hospital local que é voltar a fazer partos, cesarianas e cirurgias eletivas.

A realidade é que se o Município de Paulista não repassar recursos próprios para resolver o problema do nosso Hospital, e ficar dependendo do Governador do Estado, o Hospital Emerentina Dantas, infelismente ainda vai continuar por muito tempo sem nascer um filho de Paulista e sem fazer cirurgias.
Da redação com MaisPatos.com

Nenhum comentário: