segunda-feira, 4 de abril de 2011

Saúde em Risco: Falsos médicos deram 57 plantões em Hospital de paulista-PB; delegado e promotor investiga se houve conivência da administração local


Os seis estudantes de medicina que se passava por médicos e atuaram no Município de paulista-PB, chegaram a dar 57 plantões no Hospital Municipal Emerentina Dantas e receberam a quantia de R$ 46.500 (Quarenta e seis mil e quinhentos reais) da Prefeitura Municipal, segundo documentos da própria Prefeitura.

Segundo dados encontrados pelos vereadores nos balancetes da Prefeitura, os pagamentos eram feitos através de recibos e cheque nominais, os plantões de 24 horas custavam até 1050.00 (mil e cinqüenta reais).
Os estudantes já foram ouvidos pela polícia e estão sendo indiciados por formação de quadrilha, estelionato, exercício ilegal da profissão, abuso sexual, e tráfico de drogas.

Prefeito e Secretária estão sendo investigados

Segundo reportagem publicada no Jornal Correio da Paraíba do dia 31/03/2011, o Delegado e o Promotor da Cidade de Paulista estão investigando se houve armação dos gestores na contratação dos estudantes.

A secretária de saúde de paulista, Ísis dos Santos Dantas, filha do prefeito, já foi ouvida pelo delegado e disse em depoimento que não sabia da armação dos estudantes e que não averiguou corretamente a documentação no momento da contratação devido à precariedade de médicos na região. 

Ainda segundo a reportagem do Jornal Correio, o delegado ainda pretende ouvir a secretária de finanças da Prefeitura e se for preciso vai ouvir também o Prefeito.

Já segundo o promotor Túlio César Fernandes, houve no mínimo violação de algumas leis da administração pública e o Prefeito Severino Pereira Dantas pode responder por improbidade administrativa, bem como a secretária Ísis Dantas, sua filha. ”Tenho 90 dias para concluir o processo preparatório, apurando provas documentais e ouvindo testemunhas e envolvidos, após isso, ouvirei o Prefeito”, disse o promotor ao Jornal Correio da Paraíba.

Da redação com Jornal Correio.

Nenhum comentário: