sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Enchente do Rio Piranhas causa surpresa a moradores de Paulista-PB e preocupa donos de barracas instaladas à beira do manancial







As fortes chuvas ocorridas na noite de ontem, em alguns setores do município de Paulista, no sertão do estado, causaram surpresas para a maioria dos moradores da região e preocuparam, sobretudo, os proprietários de barracas instaladas no Rio Piranhas, que não esperavam que o manancial tomasse tanta água em poucas horas.

Segundo os moradores, as maiores precipitações pluviométricas ocorreram no Sítio Santa Maria, Zona Rural de Paulista, onde os pluviômetros marcaram um total de 140 mm, volume de água que, com certeza, foi o responsável pela cheia inesperada do Rio Piranhas.

Os mais prejudicados com a cheia foram os barraqueiros que tiveram que retirar, às pressas, todos os objetos das barracas através de canoas, para não correrem o risco de perdê-los imediatamente.

Outra categoria que pode sofrer conseqüências se as chuvas continuarem será a dos estudantes, uma vez que grande parte deles mora do outro lado do rio, o que dificulta a chegada até as escolas, como acontece quase todos os anos, gerando, inclusive, o risco de acidentes.

Apesar do susto para alguns, em virtude da possibilidade de virem a ter prejuízos, para outros a chuva é um sinal de grande alegria na região, já que a população sertaneja vem sofrendo há muitos dias com a elevação da temperatura e a demora na pegada do inverno, que ainda gera pessimismo para alguns moradores do sertão.

Texto: Leomarque Pereira – Foto: Possidônio Fernandes

Nenhum comentário: