segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Câmara de Paulista realiza primeira sessão intinerante e vai à praça ouvir a população



Se o vereador é eleito para representar a população e buscar melhorias para ela, nada melhor que ir ao seu encontro, não apenas durante o período eleitoral, mas no exercício do seu mandato.

Com esse entendimento, a Câmara Municipal de Paulista decidiu sair do plenário da Casa “Benedito Jerônimo dos Santos” e ir à praça pública, na primeira sessão intinerante realizada pelo Poder Legislativo paulistense.

O ato aconteceu na manhã de sexta-feira, dia 27 de agosto, e o local escolhido por o centro da cidade, principalmente por ser o dia da feira livre, onde há um número maior de pessoas.
De iniciativa do vereador Possidônio Fernandes (PSB), líder da oposição, o Programa Câmara Intinerante foi aprovado por maioria de votos, em abril deste ano.

Nesta sexta, todos os nove vereadores participaram da sessão, que teve uma considerável participação popular, oportunizando a participação dos cidadãos nas discussões parlamentares.

A sessão foi aberta com a execução do Hino Nacional, além da leitura de uma mensagem da importância do vereador.

Logo após, a presidente Maria Laurenice Pereira destacou a importância da sessão intinerante, facultando a palavra para os legisladores.

A primeira a usar da tribuna foi a vereador Josefina Saldanha Veras (Finoca), que parabenizou o colega Possidônio por ter tido a iniciativa de criar o programa.

Ao usar da palavra, o autor do projeto disse que estava muito feliz com a realização da sessão, “pois é o espaço para reivindicação da população e onde é levada cidadania e informação”.

Ele fez uma prestação de contas das suas ações como vereador, destacando que algumas delas foram atendidas pelo Poder Executivo local.

Com a mesma intenção, usou da tribuna o vereador João Bosco de Sousa, que fez um resumo de suas solicitações em benefício da população.

Quem também usou do espaço foi o líder do prefeito na Câmara, Nilton Dantas Monteiro Filho (PTB), que aproveitou a oportunidade para elencar várias ações implantadas no município pelo prefeito Severino Pereira, adiantando que mais recursos estarão sendo investidos nos próximos meses.

Ao cobrar que a oposição busque também trazer melhorias para Paulista, como a parceria do transporte escolar com a prefeitura e um delegado plantonista na polícia civil, o vereador foi aparteado pelo oposicionista Possidônio que informou que já encaminhou apelo ao governo do Estado para resolver a falta de delegado e que iria se informar sobre o motivo da não parceria no transporte de estudantes, mas destacou que o governo estadual está investindo quase 3 milhões de reais na obra de abastecimento d’água da cidade, “a maior obra da história de Paulista”.

A presidente Laurenice agradeceu aos presentes, enaltecendo a colaboração de cada um para o sucesso da sessão.

Ela aproveitou ainda para rebater ‘acusações’ que segundo ela são feitas por integrantes do Executivo municipal aos vereadores, culpando-lhes de falhas que são cometidas pela prefeitura, mas que usam como argumento o trabalho dos parlamentares, “para enganar a população”.

“Quando não fazem nada, não é por nossa culpa, mas sim por falta de vontade da atual gestão”, disse Laurenice.
PARTICIPAÇÃO POPULAR:A moradora Rita de Antônio Belo cobrou a solução por parte da prefeitura de esgotos estourados em sua rua.

Já Raimundo Félix reivindicou que a administração providencie a reposição de lâmpadas no bairro “Alto da Boa Vista”, onde reside, além de pedir que sejam construídos banheiros no mercado público.
A conselheira tutelar Valdejane Coelho foi outra cidadã a usar da palavra, para criticar os vereadores que, segundo ela, rejeitaram um projeto de autoria do Executivo, que expandia o hospital de Paulista.

A presidente Laurenice negou as acusações, afirmando que o projeto visava apenas criar cargos na estrutura da Saúde, e não a expansão da unidade médica.
“Todos os projetos encaminhados pelo Executivo, exceto esse, que aumentava despesas, foram aprovados pela Câmara”, esclareceu a presidente.

Ela, por fim, informou que os pedidos feitos pelos cidadãos, que usaram da tribuna, serão levados ao conhecimento do Executivo, através de Ofícios que serão encaminhados pela presidência.
RESULTADO POSITIVO:Todos os vereadores elogiaram a iniciativa e, diante do boa participação, informaram que novas sessões intinerantes serão realizadas em outras localidades.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Primeira Sessão itinerante da Câmara de vereadores de paulista-PB, reúne centenas de pessoas em praça publica


A Policia Militar esteve dando segurança e acompanhou os trabalhos durante toda sessão.

A primeira sessão itinerante da Câmara Municipal de Paulista-PB, realizada nesta sexta, dia 27 na feira livre da Cidade, reuniu centenas de pessoas de todos os recantos do Município.
Os vereadores Possidonio Fernandes, Maria Laurenice, Josefina Saldanha, João Bosco de Sousa falaram pela Oposição de Paulista e fizeram um breve balanço das atividades desenvolvidas pela Câmara e pelos mesmos no primeiro ano da administração.
Mostraram através de documentos o montante de recursos recebidos pela Prefeitura em vários setores da administração, destacando a educação, saúde e farmácia básica, além de convênios federais na área de infra-estruturar urbana.
Pela Situação usou da palavra o Vereador líder do Prefeito na Câmara, Nilton Dantas Filho que citou algumas obras da Prefeitura e defendeu o trabalho do Prefeito neste inicio de mandato.
Algumas pessoas participaram da tribuna para cobrar ações do Governo Municipal para alguns bairros da Cidade, a exemplo do Sr. Raimundo Felix que cobrou iluminação publica e um banheiro publico,  sendo esse o principal objetivo do Programa Câmara Itinerante, Projeto de autoria do vereador Possidonio Fernandes(PSB).  
A sessão teve a participação de todos os  nove vereadores do Município, e foi considerada pela Presidente  Maria Laurenice, um sucesso em sua primeira edição em praça publica.  
Mais informações detalhadas e fotos sobre a primeira sessão itinerante de Paulista, em instantes.

Da redaão.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Dando vez e voz ao povo: Reunião da Câmara de Vereadores de Paulista-PB, será realizada em feira livre da Cidade


Quatro meses após a aprovação do Projeto de Resolução, de autoria do vereador Possidônio Fernandes (PSB), que cria a Câmara Intinerante, o Poder Legislativo de Paulista vai realizar sua primeira sessão fora do plenário da Casa de Leis, o local escolhido pelos vereadores foi o centro da cidade, e exatamente num dia de feira livre da cidade.

De acordo com a o Vereador Possidonio Fernandes, autor do Projeto, a sessão desta sexta-feira vai dar oportunidade para que a população do Município possa cobrar, juntamente com os vereadores, a solução de muitos problemas existentes em cada localidade e que o dia da feira livre coincide com a grande presença da população da zona rural na Cidade.
Qualquer pessoa, de qualquer localidade do Município poderá usar da palavra por cinco minutos para reivindicar ou reclamar de alguma coisa da sua comunidade.
As pessoas interessadas em participar da sessão, deverão comparecer pelo o menos 20 minutos antes do inicio, para fazer a inscrição na mesa diretora. Durante a sessão, a critério da Presidência, outras pessoas também poderão participar do debate.
A sessão vai acontecer a partir das 9h: 30 da manha e já tem a presença confirmada de todos os nove vereadores de Paulista.
A Presidente da Câmara Municipal, vereadora Maria Laurenice Pereira, enviou oficio a 2ª Companhia de policia Militar de Pombal, pedindo reforço policial durante a realização do evento.


Da redação.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Dando voz e vez ao povo: Câmara de Vereadores de Paulista fará sessão em Praça Pública nesta sexta-feira


 Vereadores no Plenário da Câmara

Quatro meses após a aprovação do Projeto de Resolução, de autoria do vereador Possidônio Fernandes (PSB), que cria a Câmara Intinerante, o Poder Legislativo de Paulista vai realizar sua primeira sessão fora do plenário da Casa de Leis, e o local escolhido pela presidência foi o centro da cidade, e exatamente num dia de feira livre da cidade.

De acordo com a presidente Maria Laurenice Pereira, a sessão desta sexta-feira, dia 27 de agosto, acontecerá no centro de Paulista e toda estrutura já está sendo providenciada, para atender ao que prevê o texto da Resolução.

“Teremos pela primeira vez a oportunidade de está realizando uma sessão em praça pública, aonde poderemos dialogar diretamente com o cidadão paulistense, a quem será dada a oportunidade de também usar da tribuna livre para expor suas críticas e reivindicações de sua localidade”, disse Laurenice.

PROJETO:
De acordo com o que determina a Resolução, o Programa Câmara Itinerante, é um instrumento de conscientização, de participação política e de promoção de cidadania, destinado a incentivar e facilitar maior integração entre os Munícipes e o Poder Legislativo Municipal, a fim de consagrar o princípio constitucional democrático de que todo poder emana do povo e por ele será exercido.

Incluem-se dentre os objetivos deste Programa:
I – Promover o deslocamento dos Vereadores para as áreas urbanas e rurais do Município, visando à maior aproximação entre os cidadãos e os seus representantes;
II – Concretizar a participação política direta, concedendo direito de palavra à comunidade para elaborar solicitações, inserir sugestões ou registrar reclamações;
III – Incentivar a organização política dos cidadãos, para que possam reivindicar direitos e acompanhar a efetivação das propostas e expectativas da comunidade, registradas em cada reunião;
IV – Provocar a ação interlocutória do Vereador junto aos órgãos competentes, encaminhando as proposições e os ofícios cabíveis para viabilizar soluções aos problemas e aos anseios da comunidade.

As reuniões da Câmara Itinerante constituem Reuniões Legislativas de caráter informal e não deliberativo, ocorrendo durante o ano e no período das Sessões Ordinárias.

As reuniões poderão realizar-se em Escolas, Universidades, Associação de Moradores, entre outros, procurando, sempre que possível, atender às mais diversas Comunidades paulistenses, respeitada a divisão em distritos e seus respectivos bairros.

Caberá aos Vereadores apresentar requerimento para a realização das reuniões, citando os locais e datas que serão realizadas, sujeitando o mesmo à aprovação do plenário por maioria absoluta.

Será garantida a realização de no mínimo duas sessões por Mês.
Os trabalhos da Câmara Itinerante serão organizados e dirigidos pelo Presidente do Poder Legislativo.

Os Vereadores presentes poderão usar da palavra por até 10 (dez) minutos cada um, em cada reunião, podendo apartear e ser aparteados.
Os Munícipes inscritos poderão usar da palavra por até 5 (cinco) minutos cada um, em cada reunião.

Na hipótese do Presidente da reunião considerar que a palavra está sendo utilizada de forma desrespeitosa ou de modo que desvirtue as finalidades para as quais o Programa foi instituído, poderá interromper o Munícipe e passar a palavra ao próximo inscrito.

Ao fim dos trabalhos de cada reunião, será agendada nova data para que a Câmara Itinerante retorne ao local com informações ou justificativas, prestando contas dos procedimentos realizados e das medidas tomadas para a implementação das soluções esperadas, podendo, ainda, convidar Secretários Municipais, ou Diretores Equivalentes, o Prefeito Municipal e representantes de Concessionárias para, na data da segunda reunião, apresentar eventuais esclarecimentos.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Procurador Geral de Justiça da Paraíba garante providências quanto ao caso do Vereador agredido durante comício em Paulista-PB


Depois de prestar queixa na polícia civil pelas agressões sofridas no último dia 11/08/10, quando passava na PB-293, ao lado de uma concentração política organizada por funcionários da Prefeitura Municipal de Paulista e pela Coligação "Paraíba de Futuro" o Vereador Possidonio Fernandes(PSB), enviou correspondência  ao Procurador Geral de Justiça do Estado da Paraíba, relatando o caso e pedindo  providências por parte do Ministério Público.

Várias pessoas que agrediram o Vereador em Paulista, eram funcionários da Prefeitura de Paulista e estavam a serviço da campanha eleitoral de vários candidatos da coligação acima citada.


Ontem, por volta das 19h00 horas, o Procurador Geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, enviou correspondência por meio de email ao parlamentar, garantindo que serão tomadas  todas as providências quanto ao caso.
Veja o Ofício do Procurador:
Sirvo-me do presente para acusar o recebimento de correspondência eletrônica enviada por Vossa Senhoria, ressaltando, desde já, que serão tomadas as providências pertinentes ao caso e, oportunamente, enviada resposta contendo os encaminhamentos realizados.

Nada mais para o momento, agradeço o contato com o Ministério Público e despeço-me ressaltando, mais uma vez, o compromisso desta instituição em atender aos cidadãos paraibanos de forma eficiente e rápida.

Atenciosamente,

Oswaldo Trigueiro do Valle Filho
Procurador-Geral de Justiça.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Vereadores acusam prefeito de Paulista de cometer crime de improbidade administrativa

A falta de transparência e de prestação de contas são crimes de improbidade administrativa que estão sendo cometidos pelo prefeito de Paulista, Severino Pereira Dantas, segundo denúncias feitas na tribuna da Câmara Municipal pelos vereadores Possidônio Fernandes (PSB) e Maria Laurenice Pereira (PR), ambos na foto.

De acordo com o líder da oposição e a presidente da Câmara, o atual gestor municipal há seis meses não encaminha os balancetes mensais dos gastos da prefeitura à Câmara de vereadores, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Ainda segundo os vereadores, a obrigação do Executivo é enviar até 30 dias após o término do mês de vigência as informações ao Legislativo, o que não tem sido respeitado em Paulista.

“Todas as regras estão sendo descumpridas. Isso nunca tinha acontecido em Paulista”, disse Possidônio, acrescentando que o direito de fiscalização dos vereadores está sendo cassado pelo prefeito.

“Negar informação pública é crime de responsabilidade”, lembrou o vereador.

Já a vereadora Laurenice endossou as críticas do colega, destacando ainda que vários requerimentos já foram enviados à prefeitura, solicitando o envio dos documentos, mas ainda não houve atendimento.

“Nós não temos obrigação nenhuma de ficar pedindo que nos sejam enviados os balancetes. A obrigação é deles. Como é que vamos explicar ao povo como o dinheiro público está sendo aplicado?”, indagou a presidente.

Laurenice ainda disse que vai denunciar o caso ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado.

“É inadmissível e revoltante o que se passa em Paulista”, declarou ela, adiantando ainda que conseqüências graves poderão acontecer contra o prefeito paulistense.

“Ele [o prefeito] sabe das Leis e não entendo o motivo da sonegação de informações. O mais incrível é que a prefeitura é no mesmo prédio da Câmara”, lembrou Laurenice.

Ninguém da base de apoio ao prefeito Severino Pereira na Câmara se pronunciou a respeito da denúncia.


Fonte: Blog da Câmara Municipal de Paulista. 

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Deputado Márcio Roberto e lideranças da oposição de Paulista, faz visitas e recebe adesões de amigos e familiares do Vereador Possidonio

 

O deputado Marcio Roberto(PMDB), visitou a cidade de Paulista-PB e juntamente com várias lideranças políticas da oposição local, entre elas, Dr. Carrinho, Pereirinha, Vanuza, Jusileide, Vereador Possidonio Fernandes, Vereadora Finoca, a Presidente da Câmara Maria Laurenice, o empresário Valdemir Dutra, e outros, receberam várias adesões em algumas residências da Cidade.

O deputado Márcio foi recepcionado por dezenas de correligionários e familiares do Vereador Possidonio Fernandes (PSB), em sua residência na Rua Juvêncio Ferreira da Costa em Paulista-PB.

 Ainda na residência do Vereador Possidonio Fernandes, o deputado recebeu o chamado de várias famílias que aderiram ao seu projeto de volta à Assembléia Legislativa da Paraíba, em seguida, acompanhado das lideranças da oposição local e guiado pelo Vereador Possidonio e sua irmã Maria de Fátima, o deputado visitou e recebeu várias adesões de familiares do Vereador que disseram está indignados com o fato ocorrido na última quarta-feira dia 11, quando o Vereador Possidonio foi covardemente agredido por vários funcionários da Prefeitura de Paulista ao passar na PB-293, ao lado da concentração de um comício da Coligação Paraíba de Futuro.

Segundo o Vereador Possidonio Fernandes, o mesmo já agendou com o deputado Marcio  e lideranças da oposição de Paulista, para na próxima  semana visitarem e receberem outras adesões de familiares e amigos seus.