sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Enchente do Rio Piranhas causa surpresa a moradores de Paulista-PB e preocupa donos de barracas instaladas à beira do manancial







As fortes chuvas ocorridas na noite de ontem, em alguns setores do município de Paulista, no sertão do estado, causaram surpresas para a maioria dos moradores da região e preocuparam, sobretudo, os proprietários de barracas instaladas no Rio Piranhas, que não esperavam que o manancial tomasse tanta água em poucas horas.

Segundo os moradores, as maiores precipitações pluviométricas ocorreram no Sítio Santa Maria, Zona Rural de Paulista, onde os pluviômetros marcaram um total de 140 mm, volume de água que, com certeza, foi o responsável pela cheia inesperada do Rio Piranhas.

Os mais prejudicados com a cheia foram os barraqueiros que tiveram que retirar, às pressas, todos os objetos das barracas através de canoas, para não correrem o risco de perdê-los imediatamente.

Outra categoria que pode sofrer conseqüências se as chuvas continuarem será a dos estudantes, uma vez que grande parte deles mora do outro lado do rio, o que dificulta a chegada até as escolas, como acontece quase todos os anos, gerando, inclusive, o risco de acidentes.

Apesar do susto para alguns, em virtude da possibilidade de virem a ter prejuízos, para outros a chuva é um sinal de grande alegria na região, já que a população sertaneja vem sofrendo há muitos dias com a elevação da temperatura e a demora na pegada do inverno, que ainda gera pessimismo para alguns moradores do sertão.

Texto: Leomarque Pereira – Foto: Possidônio Fernandes

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Avenidas de Paulista são interditadas e moradores reclamam de Ingerência Política do prefeito
















Apesar de já possuir uma infraestrutura totalmente fora dos padrões normais de uma cidade organizada, os moradores de Paulista, interior da Paraíba, continuam, a cada dia, assistindo à construção de obras irregulares que envergonham tanto quem habita no lugar como seus visitantes.


Além de não possuir um planejamento urbano adequado, com ruas irregulares, sem nivelamento e com inúmeras pedras nas avenidas, a ineficiência da atual administração tem contribuído com um percentual bastante significativo para a continuidade da falta de uma infraestrutura, pelo menos regular.

É o que se percebe a todo instante ao passarmos pelas ruas e observarmos as construções sendo erguidas sem qualquer respeito às Leis Municipais. Há poucos dias, uma das principais avenidas do Conjunto Populares Antônio Mariz, na cidade, foi totalmente interditada e ninguém tomou providência em relação ao caso.

Depois de tomar conhecimento de que no meio da avenida foi construído um muro, interditando-a 100 %, o prefeito reconheceu o erro, mas argumentou que não poderia fazer nada, justificando que a irregularidade já vinha de administrações passadas. No entanto, o que se sabe é que, além do motivo apresentado pelo gestor não convencer ninguém, já que um dos papéis do administrador pode ser a correção da falha do antecessor e tentar corrigi-la.

E o pior é que nem esses argumentos apresentados pelo gestor procedem, pois segundo os moradores prejudicados com a interdição, o motivo principal para a autorização da mesma foi o fato de o proprietário da obra ser eleitor do prefeito, ou seja, a ingerência política evidente.

Testemunhas informaram, ainda, que uma construção foi feita, recentemente, bloqueando a avenida onde fica situada a maior escola do município, a José Jerônimo Neto, localizada no Conjunto Padre Solon Dantas de França.

Mas o melhor desta história toda é que há bem pouco tempo, o prefeito enviou um projeto à Câmara Municipal criando o Código de Obras do Município e, segundo a proposta, as exigências são grandes no sentido de não se fazer obras irregulares na cidade. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos vereadores, só falta colocá-la em prática, pois não adianta querer nadar num Oceano de teoria, mas morrer afogado no Riacho da prática.

Reportagem Leomarque Pereira

Licitação para a obra do Abastecimento d’água de Paulista sairá no início de Março


Um sonho de aproximadamente 30 anos da população de Paulista, interior da Paraíba, pode ser concretizado nos próximos dias.

A licitação da obra para o abastecimento d’água do município está prevista para acontecer no dia onze de março deste ano.


A informação foi passada na manhã desta quarta-feira, pelo deputado estadual Márcio Roberto da Silva (PMDB), e pelo Vereador Possidonio Fernandes, (PSB) que utilizaram o espaço do Jornal Correio da Manhã Local, da Rádio São Bento FM, para trazerem a boa notícia e tranqüilizar os paulistenses.

O deputado Márcio noticiou o fato baseado numa conversa que teve ontem com o Diretor-Presidente da Cagepa, Alfredo Nogueira Filho, que, além de precisar o prazo para a licitação, adiantou, também, que uma nova bomba foi adquirida para a Cagepa de Paulista, a qual estará chegando brevemente.

Márcio comunicou, ainda, que trará o governador José Maranhão à cidade de Paulista para assinar a Ordem de Serviço para o início da obra.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Ex-vereador de Paulista sofre infarto



O ex-vereador do município de Paulista, sertão da Paraíba, Francisco das Chagas Wanderley, mais conhecido por “Nego Chico”, foi vítima de um infarto no último domingo à tarde, em sua residência, na cidade de Paulista.

De acordo com informações repassadas por amigos do ex-parlamentar, “Nego Chico”, depois de ser acometido pelo problema, foi conduzido para a cidade de Sousa, onde se encontra na UTI de um hospital daquele município.

Após receber os primeiros atendimentos na cidade sorriso, o paciente foi advertido pelos médicos para ser submetido ao exame de cateterismo e deverá ser transferido, ainda hoje, para a capital do estado, onde passará por uma bateria de exames para chegar a um diagnóstico mais preciso do problema.

O estado de saúde do ex-vereador é regular, mas os médicos que o atenderam disseram que ele deverá levar uma vida mais regrada a partir de agora, já que o mesmo sempre foi fumante e costumava ingerir bebida alcoólica, além de não ter um bom controle alimentício.

Francisco das Chagas Wanderley foi vereador por quatro legislaturas, desde 1993 até 2008, quando perdeu a eleição, sendo filiado ao PMDB.


sábado, 20 de fevereiro de 2010

Wellington Roberto se reúne com Maranhão


O deputado federal Wellington Roberto (PR) esteve reunido na manhã deste sábado (20) com o governador José Maranhão na Granja Santana.

Segundo informações passada à nossa reportagem, o deputado estava acompanhado apenas do filho, Caio Roberto, que é candidato a deputado estadual. Roberto estaria atendendo a convite feito pelo governador ontem após encontro casual com Armando Abílio e Cícero Lucena em Solânea.

Wellington esteve até quase a meia noite de ontem reunido com Cícero, que lhe repassou informes dos últimos contatos com Dunga e Abílio. Conforme frase que proferiu em Cajazeiras no domingo de Carnaval, "conversar não arranca perdaço" e com esta tese Wellington foi ao encontro de Maranhão na condição de presidente do PR para dialogar com o governador, que ele considera um excelente gestor.

Ao contrário da candidatura de Efraim, que puxa Ricardo Coutinho pra baixo e não contabiliza o apoio de quase nenhum prefeito, o nome de Wellington tem crescido como pré-candidato ao Senado, inclusive recebendo apoios recentes dos prefeitos Léo Abreu( Cajazeiras), Nabor Wanderley(Patos), Polyana Feitosa(Pombal), e de mais de 60 gestores da base do deputado, como ficou demonstrado em reunião recente.

A pré-candidatura de Wellington ao Senado, pelo o que parece está de vento em popa, e se o mesmo se aliar com o Governador Maranhão, com certeza deve crescer ainda mais, pois como se sabe, ele é um grande escavacador de recursos para os Municípios.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Ministério Público da Paraíba recomenda que prefeitos exonerem servidores contratados sem Concurso Público


Os prefeitos dos municípios da Paraíba deverão exonerar, até o dia 31 de julho deste ano, todos os servidores contratados sem aprovação em concurso público. Também deverão rescindir os contratos de prestação de serviços que envolvam atividades ou funções próprias da administração pública.

Recomendação neste sentido será assinada nesta quinta-feira (18), às 10h, pelo procurador-geral de Justiça da Paraíba, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, na sede da Procuradoria Geral de Justiça, em João Pessoa. Após o ato de assinatura, ele dará entrevista coletiva para detalhar a providência.

A recomendação do Ministério Público Estadual é motivada por estudo feito pela Comissão de Combate à Improbidade Administrativa e à Irresponsabilidade Fiscal, que constata: na Paraíba, a contratação irregular de servidores e prestadores de serviço pelas prefeituras é uma situação gravíssima, que vem fugindo do controle dos órgãos fiscalizadores.

Diante desta constatação, o procurador-geral de Justiça decidiu baixar a recomendação para que os prefeitos se adéquem ao que determina a Constituição Federal em seu artigo 37, quando prevê: “A investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação em concurso público”.

“É grande o número de servidores comissionados e contratados temporariamente (pró-tempore) e, portanto, de forma irregular, pelas prefeituras paraibanas. Esta é a forma que os agentes públicos têm encontrado para burlar a lei”, afirmou Oswaldo Filho.

Segundo o procurador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, os prefeitos terão que cumprir a norma constitucional que torna imperativa a contratação de servidores somente por meio de concurso público. A recomendação a ser assinada ainda observa que os prefeitos também obedeçam ao percentual mínimo estabelecido pela Constituição para o preenchimento cargos com funções de confiança e cargos em comissão por servidores de carreira.

Inquérito Civil Público – Paralelamente à recomendação que baixará nesta quinta-feira, o procurador-geral de Justiça vai instaurar um inquérito civil público para analisar a constitucionalidade de todas as leis municipais da Paraíba que prevêem a contratação de servidores públicos sem a prévia aprovação em concurso público.

Para isso, será requisitado a todos os presidentes de Câmaras Municipais que disponibilizem as leis vigentes acerca do assunto. Oswaldo Trigueiro Filho designará aos promotores de Justiça da CCIAIF atribuições para instruírem o inquérito, expedindo notificações, colhendo depoimentos, requisitando documentos e praticando todos os atos executórios necessários à instrução do feito.

Junto com o procurador-geral de Justiça, também estarão na coletiva os promotores membros da Comissão de Combate à Improbidade Administrativa e à Irresponsabilidade Fiscal (CCIAIF) do MPPB.
Do Portal do Ministério Público da Paraíba

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Lideranças Políticas de Paulista e São Bento participam do Carnaval em Catolé do Rocha




Lideranças Políticas do município de Paulista e São Bento, sertão do estado, participaram da abertura oficial do Carnaval de Catolé do Rocha, no último sábado (13), onde desfrutaram de um jantar, no Centro Cultural da cidade, oferecido pelo prefeito daquele município, Edvaldo Caetano (PTB).

Do município de Paulista esteve presente o vereador Possidônio Fernandes (PSB), que aproveitou o momento para reencontrar o deputado federal, Wellington Roberto e convidá-lo para vir a Paulista nos próximos dias para ter uma conversa com ele, com a vereadora Maria Laurenice (PR), presidente da Câmara Municipal de Paulista, e com demais autoridades políticas locais. Estiveram presentes também no local os radialistas Leomarque Pereira da Rádio São Bento FM e Naldo Silva da Liberdade FM de Pombal, que fizeram a cobertura total da festa naquela noite.

Estavam também, na ocasião, o prefeito de Paulista, Severino Pereira Dantas (PTB) e o ex-vereador Amaral, que depois de se deliciarem com o jantar, foram até o camarote organizado pelo prefeito de Catolé, Edvaldo Caetano, na Praça do Povo, onde ocorre a grande festa de carnaval.

Outra presença marcante na abertura do carnaval catoleense foi a do deputado estadual SãoBentense Márcio Roberto da Silva (PMDB), que chegou à festa acompanhado de sua esposa, a Sr.ª Joseilma Rezende Ramalho da Silva (Meladinha).

Além do deputado federal, Wellington Roberto, outro presente na abertura oficial do carnaval de Catolé foi o seu filho, Caio Roberto, que concedeu entrevista ao repórter Leomarque Pereira e confirmou sua pré-candidatura a uma vaga na Assembléia Legislativa da Paraíba, nas eleições deste ano.

Além de Caio Roberto, outro entrevistado da noite foi o deputado federal Wellington Roberto, que foi sabatinado pelos repórteres Naldo Silva e Leomarque Pereira.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Empresário Pereirinha promove Encontro de Amigos e Lideranças Políticas em Paulista
















O empresário Antônio Pereira das Neves (Pereirinha) promoveu, no último domingo (31/01), um encontro na sua residência, na cidade de Paulista, onde compareceram vários amigos e correligionários políticos do município de Paulista e de cidades vizinhas.


No encontro, estiveram presentes o deputado estadual Márcio Roberto da Silva (PMDB), o 2º colocado no pleito municipal de 2008, em Paulista, Carlos Alberto Soares de Oliveira (Carrinho-PR), os vereadores Evandílson Monteiro (PTB), Possidônio Fernandes (PSB), Josefina Saldanha Veras (Finoca-PR), João Bosco (PR) e Maria Laurenice, presidente da Câmara Municipal de Paulista.

Além dos representantes políticos, comerciantes e demais amigos de Pereirinha bateram o ponto no evento, a exemplo de Jurandir Pilec e Raul do Bar (ambos de Taperoá), Levi Pereira de Oliveira, Teté do Mercadinho, Valdemir Dutra de França, o Gerente do Sabão das Neves, Raimundo Pimenta, Novinho do Mercadinho, como também a presença ilustre do Cirurgião Vascular, o Dr. Alberto Bandeira, que falou da precariedade da saúde na região e teceu grandiosos elogios ao empresário, chamando-o de futuro prefeito do município.

Outra figura que marcou presença no evento foi Ricardo, filho do saudoso empresário Alcides, do Distrito do Mimoso, que na campanha anterior levantou a bandeira do atual prefeito e, agora, é um ferrenho defensor das novas idéias oposicionistas, que visam ao um futuro melhor para o município.

Na festa, os convidados aproveitaram a ocasião para se deliciarem dos mais variados tipos de comidas e bebidas, além de não perderem a oportunidade para o aproveitamento de um bom cardápio político, já que estamos em ano de eleições.

Um fato que chamou a atenção dos presentes na festa foi a presença do Sr. Júnior de Nelson da Cachoeira, que realizou o sonho de voar pela primeira vez na aeronave do empresário Pereirinha. Não se sabe ao certo se Júnior voará para o ninho da oposição, já que o mesmo é ou era defensor do grupo da situação, mas uma coisa é certa: o 1º vôo no avião ele já deu. Especula-se muito no município, que Júnior estaria insatisfeito com a atual gestão do prefeito Severino, uma vez que ele era bastante ligado ao ex-prefeito Sabiniano, mas este já não comunga mais com as idéias do seu sucessor.