quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Trânsito: Promotor de Paulista baixa recomendação exigindo porte de documentos obrigatório e uso de capacete; Vereador cobra sinalização das ruas

O promotor de Justiça de Paulista, Dr. ÍTALO MÁCIO DE OLIVEIRA SOUSA baixou recomendação nesta terça (30), a todos os motoristas e condutores de motocicletas do Município de Paulista, obrigando o porte de todos os documentos exigidos pela legislação de trânsito e o uso de capacetes, no caso das motos.

Os documentos exigidos pelo Código Brasileiro de Trânsito são os seguintes: Documentos do veículo (moto ou carro), têm que está em dia, carteira nacional de habilitação para motos ou carros.

O Promotor deu uma entrevista na rádio paulista FM, onde explicou todos os motivos que o levou a tomar a decisão de obrigar o uso do capacete e dos documentos obrigatórios para motoristas e condutores de motos. Segundo o promotor, em dezenas de processos que passaram por suas mãos na promotoria de Paulista, a grande maioria era de acidentes de trânsitos envolvendo jovens em motos, e, quase todos não usavam o capacete, disse que a medida é para o bem da população.

O promotor explicou que a polícia militar está autorizada e preparada para atuar no trânsito local, mas de início será um trabalho de conscientização e orientação aos motoristas e condutores de motos que terão o prazo de 15 dias para se adaptarem às normas de trânsito, usando os itens de segurança, como capacete e sinto de segurança e para emplacarem e tirarem suas habilitações.

Durante a entrevista, houve a participação por telefone, do vereador Possidnio Fernandes que solicitou que também fosse implantado na cidade de paulista, o sistema de sinalização vertical, através de placas nas ruas e avenidas, pois segundo o vereador, não adianta exigir dos condutores e motoristas a documentação e uso os itens de segurança e ao mesmo tempo não ter sinalização nas ruas, assim, continuará havendo acidentes.

O promotor respondeu ao vereador, dizendo que a sua colocação foi muito pertinete e que o mesmo pretende marcar uma audiência pública com demais vereadores e o prefeito para que seja assinado um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), em que o Município terá um prazo para organizar a sinalização do trânsito da cidade.

O vereador Possidonio Fernandes já tinha enviado um requerimento ao Prefeito pedindo a instalação da sinalização da cidade, o requerimento foi enviado em 2009.

Da redação com assessoria

Nenhum comentário: