quinta-feira, 29 de setembro de 2011

PROCESSO DE CASSAÇÃO: PARECER DA ASSESSORIA JURÍDICA DA CÂMARA OPINA PELA TRAMITAÇÃO DO PEDIDO DE CASSAÇÃO, COM MANUTENÇÃO DO GESTOR NO CARGO ATÉ O JULGAMENTO FINAL

A assessoria Jurídica da Câmara Municipal de Paulista apresentou na tarde desta quinta, o Parecer Preliminar sobre o pedido de cassação do Prefeito Severino.

No Parecer, disse o Dr. Eduardo Cabral: “entendo como apta a processamento a denúncia sob análise, devendo seguir o rito processual previsto no art. 5º, do DL 201/67, ressalvando-se, no entanto, a ilegitimidade passiva do Vice-Prefeito dada a literalidade do art. 5º do DL 201/67 e a inconstitucionalidade do dispositivo que trata do afastamento temporário do Prefeito.”

O Assessor da Câmara entendeu que a Emenda à Lei Orgânica do Município foi editada com grave vício de inconstitucionalidade, visto que a Constituição Federal prevê como quorum para recebimento e afastamento do Chefe do Executivo os 2/3 (dois terços) do total dos Vereadores, enquanto que a Emenda previu como quorum apenas a maioria absoluta dos membros do Poder Legislativo.

Em razão do Parecer, a Presidência da Câmara consultará os Vereadores sobre o recebimento e processamento da denúncia na sessão desta sexta dia 30, sem, contudo, decretar o afastamento temporário do Prefeito.

Da redação com assessoria da Câmara.

Nenhum comentário: