segunda-feira, 27 de agosto de 2012

EM PAULISTA-PB: Ex prefeito Sabiniano Fernandes participa de guia eleitoral no rádio e declara apoio à candidata Laurenice


O ex prefeito de Paulista, por três mandatos, Sabiniano Fernandes de Medeiros (foto), participou do guia eleitoral da Coligação Paulista Quer Mudança, nesta segunda feira, dia 27/08/2012 e declarou seu apoio a candidata Maria Laurenice do PR.

Em sua participação, Sabiniano disse que ajudou a construir a cidade de Paulista, citando inúmeras obras como escolas e a compra do Colégio Cândido de Assis Queiroga e o Hospital Emerentina Dantas que deixou como patrimônio para o povo e pediu aos seus amigos e eleitores para votarem na candidata do PR, Maria Laurenice.

O ex prefeito Sabino ainda disse em sua participação no guia eleitoral de Laurenice que lamaenta que o atual prefeito tenha fechado várias escolas que ele construiu da zona rural de Paulista e finalizou elogiando a candidata Laurenice pela sua proposta de governo, disse que ela é a melhor opção para Paulista que terá pela primeira vez uma mulher como prefeita.

Da asscom

sábado, 25 de agosto de 2012

ESTÁ PROIBIDO: Queima de fogos e uso de som de carros de pessoas que não sejam candidatos nos seis municípios da 31ª Zona Eleitoral


Queima de fogos e som de carros de pessoas que não sejam candidatos estão proibidos na região de Pombal
Depois de publicar uma Portaria que provocou opiniões diversas - sobre o fim das visitas de candidatas e cabos eleitores nas residências de eleiores -, a juíza eleitoral de Pombal, Isa Mônia Vanessa Paiva, determinou também a proibição da queima de fogos e a utilização de carros particulares, para veiculação de propaganda, nos seis municípios que integram a região: Pombal, Paulista, Lagoa, São Domingos, São Bentinh e Cajazeirinhas.
A Magistrada observa que houve um grande número de reclamações, sobre o uso abusivo dos explosivos, e som em veículos particulares, perturbando a população.
A única exceção é em dias em que forem realizados comícios. Até mesmo no dia 07 de outrubro - dia da eleição - a Magistrada restringiu a queima de explosivos no horário de 17 às 21 horas, e desde que seja feita a 30 metros de distância da aglomeração de pessoas.
Prevê que em caso de descumprimento, o infrator seja punido com aplicação de multa e inclusive prisão.
Já em relação aos veículos com som, Isa Mônia determinou que não pode ser utilizado com propaganda, somente em dias de comícios.

Naldo Silva - Liberdade 96 FM

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Aluno da cidade de Paulista irá receber das mãos da Presidenta Dilma, segunda medalha de ouro dos jogos escolares


O aluno da Escola Municipal Cândido de Assis Queiroga WANDERSON FERREIRA DE ALMEIDA, filho de Geraldo Almeida de Sousa e Jonilda Alves Ferreira, ambos da cidade de Paulista no Sertão Paraibano, estará recebendo a sua segunda medalha de ouro da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). 
 
A cerimônia de premiação será segunda feira dia 27 de agosto às 15:00 h no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com a presença da Presidenta da República DILMA ROUSSEFF, 0 Ministro da Educação ALOIZIO MERCADANTE, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação MARCO ANTONIO RAUPP, o Diretor do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada CÉSAR CAMACHO e outras autoridades. A CERIMÔNIA SERÁ TRANSMITIDA AO VIVO PELO CANAL NBR.
 
A obmep é uma olimpíada de matemática realizada anualmente, em todas as escolas públicas brasileiras, são 200 medalhas de ouro por nível, e Wanderson ficou entre os 200 medalhistas a nível nacional, sendo ele, na Paraíba, o único premiado na modalidade nível 1. 
 
Veja a seguir os premiados na Paraíba, na modalidade Medalha de Ouro.
 
Listagem dos Alunos Premiados - OBMEP 2011

Estado: PB
Prêmio: Medalha de Ouro.
Nota: Listagem dos alunos por ordem decrescente de nota.

Nível 1

Nome Escola Tipo Município UF Medalha
1 WANDERSON FERREIRA DE ALMEIDA EMEF CANDIDO DE ASSIS QUEIROGA M PAULISTA PB Ouro
Nível 2

Nome Escola Tipo Município UF Medalha
1 MARCO ANTONIO SOARES FIGUEIREDO ESC MUL ENS FUND SEVERINO MARINHEIRO M JUAZEIRINHO PB Ouro
2 JOEVERTON DE OLIVEIRA MAIA EMEF PROFª ANA CRISTINA ROLIN MACHADO M JOAO PESSOA PB Ouro
3 JOEBERT DE OLIVEIRA MAIA EMEF PROFª ANA CRISTINA ROLIN MACHADO M JOAO PESSOA PB Our/

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

TCE-PB emite parecer favorável a aprovação das contas de 2009 da prefeitura de Paulista-PB

Estaremos publicando uma matéria sobre essa decisão, após a publicação do acórdão no Diário Oficial do TCE-PB

TCE-PB julga irregulares as contratações de pessoal sem concurso público em Paulista, aponta acumulação indevida de cargos, gratificações de forma irregular, existência de cargos não previstos em Lei e Nepotismo na Prefeitura


O diário eletrônico do Tribunal de Contas da Paraíba traz na edição desta quinta, dia 23,  decisão da 2ª Câmara do TCE-PB que aponta diversas irregularidades praticadas pelo Prefeito de Paulista Severino Pereira Dantas no âmbito da administração Municipal.

Entre as irregularidades encontradas pela auditoria do TCE-PB na Prefeitura de Paulista, estão: contratação de pessoal sem concurso público, acumulação de cargos, gratificações e adicionais de forma irregular, existência de cargos não previstos em Lei e prática do Nepotismo que é a contratação de parentes do prefeito, do vice e de secretários, na administração municipal.

A Câmara Municipal de Paulista, através de uma CPI, realizada em 2010,  já havia detectado a existência  de nepotismo na prefeitura de Paulista, agora o TCE-PB confirma a permanência da ilegalidade e assina prazo para o dia 31/12/2012, para que o gestor tome providências no sentido de sanar as irregularidade.

Confira o Acórdão da 2ª Câmara do TCE-PB

Ato: Acórdão AC2-TC 01338/12 Sessão: 2641 - 14/08/2012 Processo: 12546/11 Jurisdicionado: Prefeitura Municipal de Paulista Subcategoria: Inspeção Especial de Gestão de Pessoal Exercício: 2011
Interessados: SEVERINO PEREIRA DANTAS, Gestor(a); DIAFI, Interessado(a).

Decisão: ACORDAM os membros da 2ª CÂMARA do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (2ªCAM/TCE-PB), à unanimidade, nesta data, na conformidade do voto do Relator, em: 1) JULGAR IRREGULARES as contratações por tempo determinado de forma rotineira, sem precedência de concurso público, consideradas irregulares pela Auditoria;

2) ASSINAR PRAZO, com término em 31/12/2012, ao Prefeito do Município de Paulista, Senhor SEVERINO PEREIRA DANTAS, para o restabelecimento da legalidade, através da admissão de pessoal, pela regra do concurso público, utilizando a excepcionalidade da contratação por tempo determinado nas estritas hipóteses previstas em lei, bem como restabelecer a legalidade quanto a acumulação indevida de cargos e remunerações, concessões de adicionais e gratificações de forma irregular, existência de cargos não previstos em lei, prática do nepotismo e outras irregularidades indicadas pela Auditoria, devendo a autoridade citada, no prazo de 30 dias após a publicação da presente decisão, apresentar a este Tribunal cronograma para a adoção das providências necessárias ao cumprimento da decisão ou comprovar a legalidade das contratações existentes; 3) DETERMINAR à d. Auditoria a verificação do cumprimento do item 2, desta decisão, no processo de prestação de contas do Município relativo ao exercício de 2012.

Da redação com TCE-PB

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

LIGUE O RÁDIO: Pela 1ª vez Paulista terá horário eleitoral gratuito no rádio, começa nesta terça feira, dia 21, às 07:h00 para candidatos a vereador

NA BR 427: Paulistense sofre grave acidente próximo a Serra Negra do Norte

O Jovem Matias Ferreira de Sousa Sobrinho, de 27 anos, natural de Paulista-PB, foi vitima de acidente automobilístico, por voltas das 13:20 deste domingo (19), entre Serra Negra do Norte e Paulista. 
O sinistro se deu quando Matias seguia sozinho em seu veiculo modelo FIAT UNO, sentido Serra Negra Paulista, cerca de 5 km distantes de Serra Negra, seguindo pela BR 427, Matias perdeu o controle do carro que rodopiou na pista vindo a bater lateralmente com um morro de terra.

Matias sofreu um grave ferimento no pé esquerdo com fraturas expostas tendo o membro quase amputado.
A vitima foi socorrido pela equipe do SAMU de Paulista, que o conduziu para o Hospital Regional de Pombal, em seguida o reconduziu para Souza, em função da gravidade do ferimento.
Fonte: PaulistaPB.net com 

sábado, 18 de agosto de 2012

Por causa de morte de redeiro paulistene no Estado de São Paulo, evento político da Coligação Paulista Quer Mudança que seria realizado neste sábado é cancelado

Por conta da morte do redeiro de Paulista, Manoel Matias, conhecido por "Manoel Buchim" que é primo dos vereadores Possidonio Fernandes e Cícero de Ademar e do esposo da candidata a prefaita Maria Laurenice, o evento político marcado para este sábado está cancelado.

A Coligação Paulista Quer Mudança agora irá se reunir para marcar outro dia para realização do referido evento político.

Fica aqui as nossas desculpas aos correligionários e amigos e nosso voto de pesar à toda família Matias e Norvino.

Da redação

UNÂNIME: Câmara Municipal de Paulista derruba parecer do TCE e aprova contas de 2008 do ex Prefeito Sabiniano Fernandes

A Câmara Municipal de Paulista-PB, em sessão realizada nesta sexta, dia 17/08/2012, aprovou por unanimidade, decreto legislativo derrubando a decisão do Tribunal de Contas da Paraíba que tinha emitido parecer pela reprovação das contas de 2008 do ex prefeito Sabiniano Fernandes de Medeiros e ainda imputado débito no valor de 102 mil reais.

A sessão transcorreu em clima de tranquilidade e teve a participação do assessor jurídico da Câmara, Dr. Eduardo Cabral de Lima e do ex prefeito Sabiniano Fernandes que assistiu ao julgamento na galeria da Casa junto com dezenas de correligionários.

Da redação com assessoria



quinta-feira, 16 de agosto de 2012

TRE mantém indeferimento de candidatura de Picena e Coligação Unidos Por Paulista substitui vaga de Valdejane, saiba quem é a nova mulher candidata a vereadora em Paulista

O TRE-PB manteve a decisão da Juíza de primeira instância e indeferiu o registro de candidatura de Constantino Cândido da Silva (Picena, foto) que pretendia disputar uma vaga de vereador pela coligação Unidos Por Paulista, com isso, Picena fica definitivamente fora da disputa por uma vaga na Câmara Municipal de Paulista-PB.

Já no lugar de Valdejane Coelho Maris que teve sua candidatura impugnada na 31ª Zona Eleitoral por dupla filiação partidária, a coligação Unidos Por Paulista a susbstituiu pela estudante bolsista Wigna Leticia Dutra dos Santos (foto) que concorre com o número 14 999.
 

Da redação com TRE-PB

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Média é inferior a nacional: qualidade do ensino piorou na Paraíba; revela IDEB

Enquanto o governo da Paraíba alega investimentos na Educação, ainda que tenha fechado escolas em todo estado, uma notícia divulgada na noite desta terça-feira mostrou que o ensino no estado deu marcha ré.
A Paraíba é um dos nove estados em que a média no ensino piorou, caindo de 3,4 para 3,3, quando o esperado era que os dados ascendessem.
Os nove estados cuja qualidade do ensino piorou são: Acre, Maranhão, Espírito Santo, Pará, Alagoas, Paraná, Paraíba, Bahia e Rio Grande do Sul. 
Segundo o site de notícias UOL, em 2009, o Ideb para o ensino médio foi de 3,6 - com acréscimo de 0,1 ponto sobre a meta. Em 2011, o resultado foi exatamente igual a projeção. Se continuar nesse ritmo, dificilmente o ensino médio conseguirá escapar da "nota vermelha" na avaliação de 2013, quando tem que crescer 0,2 pontos e chegar a 3,9.Outros sete Estados continuaram com o mesmo resultado da última avaliação. Sendo assim, apenas onze unidades da federação tiveram crescimento na nota. 

ENSINO MÉDIO REGULAR - EVOLUÇÃO ENTRE 2009 E 2011


Unidade da FederaçãoIdeb 2009Ideb 2011Evolução
Santa Catarina4,14,30,2
São Paulo3,94,10,2
Paraná4,24- 0,2
Minas Gerais3,93,90
Mato Grosso do Sul3,83,80
Goiás3,43,80,4
Distrito Federal3,83,80
Rondônia3,73,70
Ceará3,63,70,1
Rio de Janeiro3,33,70,4
Rio Grande do Sul3,93,7- 0,2
Roraima3,43,60,2
Tocantins3,43,60,2
Espírito Santo3,83,6- 0,2
Amazonas3,33,50,2
Acre3,53,4- 0,1
Pernambuco3,33,40,1
Paraíba3,43,3- 0,1
Mato Grosso3,23,30,1
Piauí33,20,2
Sergipe3,23,20
Bahia3,33,2- 0,1
Amapá3,13,10
Maranhão3,23,1- 0,1
Rio Grande do Norte3,13,10
Alagoas3,12,9- 0,2
Pará3,12,8- 0,3

PaulistaPB.net com o ClickPB

terça-feira, 14 de agosto de 2012

CCJ aprova projeto que propõe parcelamento de dívidas dos municípios com a Cagepa

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) daAssembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou por unanimidade, na sessão damanhã desta terça-feira (14), o projeto de Lei 1103/2012, de autoria do deputadoJanduhy Carneiro (PEN). A matéria dispõe sobre a obrigatoriedade do Governo doEstado parcelar dívidas das prefeituras paraibanas com a Companhia de Águas eEsgotos da Paraíba (Cagepa).


De acordo com o projeto, a Cagepa convocará os prefeitos dosmunicípios que tem débitos com a Instituição, para realizar o contrato doparcelamento da dívida num prazo máximo de 120 meses. Ainda segundo o projeto,o pagamento das parcelas será debitado automaticamente das cotas do Impostosobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que são repassadasmensalmente pelo Estado às prefeituras municipais.


Além deste, a CCJ apreciou mais 19 projetos de leisordinárias e complementares, dos quais cinco foram considerados constitucionais,cinco inconstitucionais, quatro arquivados por já existir leis semelhantes ecinco adiados pelos relatores. A comissão também manteve o veto do Governo doEstado ao projeto do deputado Anísio Maia (PT), que dispõe sobre a consulta àpopulação para destinar parcelas do Orçamento do Estado ao OrçamentoDemocrático.


As matérias devem ser votadas, no Plenário Deputado JoséMariz, durante sessão ordinária desta quarta-feira (15). Participaram dareunião os deputados Janduhy Carneiro (PEN), presidente da Comissão; AntônioMineral (PSDB), vice-presidente; Raniery Paulino (PMDB); Vituriano de Abreu(PSC); e Hervázio Bezerra (PSDB).


Assessoria

VIDAS EM RISCO: Falta de médicos em Hospital de Paulista obrigam pacientes a se deslocarem altas horas da noite para outras cidades em busca de atendimento


A constante falta de médicos no Hospital Emerentina Dantas em Paulista-PB, tem obrigado pacientes, inclusive crianças e idosos a se deslocarem às presas, muitas vezes altas horas da noite, para outras cidades em busca de atendimento médico.

Na madrugada dessa terça, dia 14/08, várias crianças de Paulista, depois de passarem mal, foram levadas pelos pais ao Hospital Municipal Emerentina Dantas em busca de atendimento, mas, ao chegarem ao local foram informadas de que não havia médicos de plantão, pelo menos duas delas foram transportadas para o Hospital da cidade de São Bento, à cerca de aproximadamente 30 km.

A falta de médicos plantonistas em Paulista tem sido constante nos últimos anos, principalmente nos finais e início da semana, chegando a passar até três dias sem nenhum profissional de plantão para atender a população local.

Nossa reportagem apurou que os profissionais médicos que trabalham em Paulista recebem salários inferiores aos de outras cidades vizinhas, a exemplo de Pombal que paga 1. 500,00 reais por um plantão de 12 horas, enquanto Paulista vem pagando um valor bem inferior por um plantão de 24 horas, isso faz com que os médicos permaneçam trabalhando onde são mais bem remunerados.

A população também denuncia que devido à falta de médicos, alguns profissionais se arriscam a dar plantões seguidos de até três dias, o que é expressamente proibido pelo código de ética médico e pelo CRM (Conselho Regional de Medicina)

A nossa reportagem também apurou que o Município de Paulista recebe recursos federais para pagar a cinco PSFs (Programa Saúde da Família) que deveriam funcionar, atendendo à população com pelo menos, um médico, um técnico de enfermagem e um dentista todos os dias, ou seja; era pra ter cinco médicos atendendo todos os dias no Município, distribuidos nos 5 PSFs que recebem recursos do governo federal.

Da redação com assessoria

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

EM PAULISTA-PB: Vereadores devem apreciar e votar contas de 2008 do ex prefeito Sabiniano até a próxima semana

 Foto: Liberdade 96 FM
A Câmara Municipal de Paulista criou na última segunda feira, dia 06/08/2012, uma comissão especial para analisar e votar as contas do ex prefeito de Paulista por três mandatos, Sabiniano Fernandes de Medeiros (foto), relativas ao exercício de 2008 e que foi reprovada pelo TCE-PB.

Além de reprovar as contas do exercício de 2008, o TCE-PB ainda imputou débito ao ex gestor de 102 mil reais a serem devolvidos aos cofres públicos do Município.

A Comissão Especial que irá apreciar e dar parecer sobre a aprovação ou não das contas de 2008 de Sabiniano Fernandes, foi composta pelos vereadores Possidonio Fernandes que ficou como presidente, João Bosco de Sousa, Cícero Aves Matias, Nilton Dantas Filho e Avelino Nogueira da Silva.

A Comissão deve se reunir nesta sexta feira, dia 10/08/2012, para escolher o relator da comissão especial que irá elaborar seu relatório e voto e em seguida as contas devem ser colocadas em votação pelo plenário da Câmara Municcipal, isso só deve ocorrer na próxima sexta feira.

Para rejeitar o parecer do Tribunal de Contas do Estado que foi pela reprovação das contas de 2008 do ex prefeito Sabiniano, é preciso que pelo menos 6 dos noves vereadores da Câmara Municipal, votem favorável ao ex gestor, se isso não acontecer, prevalecerá o parecer da Corte de Contas e o ex prefeito terá que devolver os 102 mil reais aos cofres do Município, além de outras complicações jurídicas.

Da redação com assessoria da Câmara Municipal de Paulista-PB

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

NA TRIBUNA: Vereador cobra recuperação de estradas e mais transparência na aplicação de recursos federais destinados a perfuração de poços e casa populares em Paulista

Na sessão da Câmara Municipal de Paulista, desta segunda, dia 06/08/2012, o vereador Possidonio Fernandes solicitou do executivo, a recuperação das estradas vicinais dos sítios, Várzea da Serra, Barro Branco, São Miguel, Jurema e Riacho Fundo, que segundo o vereador, não foram recuperadas este ano.


O parlamentar do PSDB ainda cobrou mais transparência na aplicação de 500 mil reais que foram destinados pelo Governo Federal para perfuração de poços no Município de Paulista, disse o vereador que já solicitou informações sobre o uso destes recursos, mas, até o momento não recebeu dados do poder executivo.


Possidonio também cobrou do prefeito a nomeação do secretário de esportes do Município, segundo o vereador, a Câmara aprovou o projeto do prefeito criando a secretaria de esportes desde 2010, mas até o momento o secretário não foi nomeado.


O parlamentar ainda cobrou mais transparência do executivo na distribuição de casas populares e denunciou que pessoas lhe procuraram dizendo que políticos estão prometendo as casas em troca de votos, disse que os recursos são federais e não podem ser usados para fazer política partidária.


Da redação com assessoria.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

NA 31ª ZONA ELEITORAL: Juiza indefere candidatura a vereadora de Valdejane Coelho da coligação Unidos Por Paulista

A juiza Isa Mônia Freitas da 31ª Zona Eleitoral de Pombal, proferiu sentença na tarde desta quinta feira, dia 02/08/2012, indeferindo a candidatura a vereadora de Valdejane Coelho Maris de Almeida (foto) que pretendia disputar uma vaga na Câmara Municipal pela coligação Unidos Por paulista.

O indeferimento do registro da pretensa candidata , foi em decorrência  de dupla filiação partidária, Valdejane saiu do PMDB  para o PTB, mas não pediu a desfiliação do antigo partido no âmbito da Justiça Eleitoral, por isso foi configurada a dupla filiação. A candidata recorreu ao TRE mas teve a incrição negada.

Valdejane ainda pode recorrer da decisão para o TRE-PB.
Da redação com assessoria.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

PAULISTA-PB: Juíza defere candidatura de Gildemarque, nega a pretenção de Picena por analfabetismo e deve decidir esta semana sobre candidatura de Valdejane Coelho

A juíza Isa Mônia Feitosa, da 31ª Zona Eleitoral de Pombal, deferiu nesta terça feira, dia 31/07/2012 a candidatura a vereador pela coligação Unidos Por Paulista, de Gildemarque Alves de Sousa (PTB).

Na mesma data, a magistrada indeferiu a candidatura de Cosntantino Cândido da Silva (Picena do DEM) que também pretendia disputar uma vaga na Câmara Municipal de Paulista. A juiza alegou a falta de comprovante de escolaridade de Picena, o candidato foi convocado para fazer o teste, mas não compareceu à audiência.

Ainda falta julgar a candidatura de Valdejane Coelho Maris de Almeida (PTB) que também é candidata a vereadora pela cologação Unidos Por Paulista , a decisão sobre esta candidatura deve sair até esta quarta feita dia 02/07/2012, Valdejane teve sua filiação partidária cancelada pela Justiça Eleitoral por dupla filiação e o PTB não incluiu seu nome na ata da convenção Municipal que escolheu os candidatos a vereadores, mesmo assim a coligação registrou a sua candidatura.

Da redação com Justiça Eleitoral