quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Inclusão Digital: Vereador do PSB de Paulista-PB quer que Município implante laboratórios de informática em escolas públicas da zona rural

O vereador Possidonio Fernandes (PSB), estará apresentando um requerimento na Câmara Municipal de Paulista, na sessão desta sexta, dia 12, pedindo que o Município de Paulista, através da Secretaria de Educação, providencie a implantação de laboratórios de informática em todas as escolas municipais da zona rural. 


O objetivo do projeto, segundo o vereador, é promover a inclusão digital e o uso pedagógico da informática em todas as escolas da rede pública da zona rural, fornecendo computadores com recursos digitais, internet e conteúdos educacionais voltados para professores e alunos. 


Ainda segundo o vereador Possidonio, hoje são poucos os alunos da zona rural que têm acesso a computadores e conseqüentemente à internet, ficando assim, excluídos deste vasto mundo de conhecimentos, por isso, se faz necessário a inserção de políticas e ações, por parte do Município que promovam uma educação digital, inserindo o uso do computador no cotidiano pedagógico da escola logo nos primeiros anos e ensino, pois, a educação é um processo e a inclusão digital é elemento essencial deste processo nos dias de hoje.


Para o socialista, a inclusão digital através da escola possui o papel de resgatar os excluídos digitais ao contexto da sociedade movida pelos processos de criação, produção e sublimação da informação em conhecimento. Significa efetivar os excluídos digitais na sociedade da informação, por meio de políticas que visem ao seu crescimento auto-sustentável de forma colaborativa e gradual, não com medidas emergenciais e paliativas.

O vereador reconhece que todas as escolas da zona rural, deverão passar por um processo de adaptação ou readaptação do seu espaço físico, como também haverá a necessidade do Município contratar mais profissionais da área, mas segundo ele, isso pode ocorrer gradativamente, atingindo de início as escolas com o maior número de alunos.

“É preciso dar o primeiro passo, e, em minha opinião, nós estamos muito atrasado nesse processo”, declarou o vereador Possidonio.

Da redação com assessoria.

Nenhum comentário: