segunda-feira, 9 de junho de 2014

Descaso: Vazamento em adutora na Zona Rural de Paulista - PB desperdiça em torno de 72 mil litros de água por dia


Mais um fato de profundo descaso da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) com a população é registrado no município de Paulista, no Sertão da Paraíba.

Segundo funcionários da CAGEPA e moradores do Sítio Sanharão, zona rural do município de Paulista, um vazamento na adutora que canaliza a água do rio Piranhas até a cidade de Vista Serrana está desperdiçando aproximadamente 72 mi litros de água, diariamente.

“Desde outubro de 2013 que a água é desperdiçada na localidade, causando um enorme prejuízo pra quem tanto necessita do líquido precioso, inclusive, pra moradores das comunidades de Ipueira e Maravilha, locais por onde passa a adutora, mostrando o desmedido desdém da empresa administradora do líquido essencial à vida com os habitantes dessas comunidades”, afirmaram moradores e servidores da CAGEPA.

Um morador do Sanhãrão informou que um funcionário da CAGEPA de Vista Serrana esteve no local e disse que o motivo do vazamento é um defeito no registro de distribuição, que precisa ser trocado por um equipamento novo, mas a empresa justificou  que não resolveu o problema ainda porque não encontrou a peça pra comprar. “Enquanto isso, a água é derramada em abundância, sem nenhuma utilidade, contrastando com a necessidade de muitas pessoas que não têm água nas torneiras no município e chegam a pagar de R$ 15,00 a R$ 20,00 por menos de 2,5 m3 de água a um proprietário de carro-pipa”, lamentaram os moradores.

O proprietário de uma residência, que fica próxima à vazão, revelou que a umidade causada pelo excesso de água poderia comprometer até a estrutura de sua casa.

Reclamações a respeito do descaso da CAGEPA são recorrentes, uma vez que é habitual, depois de uma denúncia, ninguém aparecer, por sucessivos dias, para solucionar o problema. Há poucos dias, um problema similar ao supracitado aconteceu no Sítio Orondongo, também na zona rural de Paulista, sendo resolvido só depois de denúncias feitas através da imprensa.
Vejam mais fotos do descaso:




Leomarque Pereira (Rádio São Bento FM).

Nenhum comentário: